O que fazer em Ilhabela em 1 dia: Roteiro, passeios e pontos turísticos

O que fazer em Ilhabela em 1 dia | Se você é do tipo que curte e praia e cachoeira, Ilhabela pode ser o destino perfeito para você.

Leia também:
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
15 dicas práticas para você viajar mais barato [GARANTIDO]

A ilha tem uma excelente estrutura para receber turistas com opções de hospedagens para todos os bolsos, desde campings até hotéis de luxo. Preparamos um roteiro para quem tem apenas 1 dia para conhecer Ilhabela.

Onde fica e como chegar em Ilhabela?

Ilhabela é um arquipélago e fica localizada no litoral norte do estado de São Paulo, próximo a São Sebastião e Ubatuba.

Todos que chegam a Ilhabela de carro, a pé ou de ônibus devem pegar um ferry boat na cidade de São Sebastião para alcança-la. As balsas saem de 30 em 30 minutos entre 5h30 da manhã e 22h30. Após esses horários os intervalos são maiores. Valores R$ 19,00 dia de semana e R$ 28,50 aos finais de semana (valor por veículo – atualizado em maio de 2021).

A única opção de não passar pela balsa é se você estiver visitando a cidade de cruzeiro, nesse caso o navio não atraca em nenhum porto eles disponibilizam lanchas para fazer o transfer dos passageiros até o pier em Ilhabela.  Esse foi o meu caso quando estive por lá.

A "vila", o centro histórico de Ilhabela
A “vila”, o centro histórico de Ilhabela

Para chegar em São Sebastião de ônibus você pode usar a ClickBus, nossa nova parceira aqui do blog. Estamos falando de uma empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias. Através da plataforma deles  você pode comparar e comprar as passagens de mais de 200 empresas oficiais de ônibus e você pode pagar com PIX ou cartão de crédito com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

Clique no banner abaixo para comprar preços de passagem:

O que fazer com 1 dia em Ilhabela?

Se você tem apenas um dia para desfrutar o local, nossa sugestão é que você fique na região central, também conhecida como “Vila”, onde fará o desembarque da balsa, para evitar grandes deslocamentos.

Se você está indo com intuito de visitar alguma praia em específico, como a de Castelhanos que é bem famosa por lá, você pode optar pelo passeio de barco para evitar perder muito tempo no trajeto.

A ilha é enorme, creio que o ideal para conhecê-la por inteiro é passar uns 7 dias por lá, lamentavelmente só tive a sorte de fazer um roteiro express.

Nossa sugestão de roteiro nesse artigo baseiam-se no centro histórico da ilha.

Centrinho de Ilhabela e Praia da Vila ao fundo

Passeio a pé pelo centro histórico

A “Vila” é fofa e bem organizada, cheia de lojinhas, cafés, galerias, mini shoppings, ciclovia e uma praça.

Faça uma caminhada de reconhecimento pelo centrinho, passando pela rua principal, onde ficam os principais bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.

Visite também a pequena e bela Igreja Matriz de Ilhabela (Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso), que fica acima de uma pequena colina e tem vista privilegiada para a praia. Ela data de 1806.

Você também pode observar a bela construção histórica da antiga cadeia e fórum.

Igreja Matriz de Ilhabela
Igreja Matriz de Ilhabela

Cachoeira da Água Branca

Essa cachoeira fica dentro do Parque Estadual de Ilhabela (Parque das Cachoeiras) e é uma das mais visitadas da Ilha. Fica razoavelmente perto do centro (pouco mais de 3km do local onde é feito o desembarque da balsa) e a trilha é de nível fácil.

A cachoeira é bonita e grande, com 65m de altura é considerada a maior cachoeira de Ilhabela.

Você pode chegar nela se guiando pelos portões da cia elétrica local, mas a cachoeira é fechada para banho e só é possível tirar algumas fotos de longe.

Cachoeira da Água Branca
Cachoeira da Água Branca

Visitar uma das praias do centro

Ilhabela possui mais de 40 praias. As preferidas e que ficam mais próximas da vila são Santa Tereza, Praia do Saco da Capela, Itaquanduba, Itaguassu, Perequê e Curral. Escolha uma e aproveite o resto do dia para curtir um belíssimo pôr do sol.

A Praia do Saco da Capela, por exemplo, trás para o visitante um visual de veleiros e lanchas que ficam ancorados na marina.

Repleta de quiosques ao longo da orla, com mar tranquilo ela é excelente para famílias com crianças.

Praia do Saco da Capela

Outros posts relacionados

– Roteiro e Dicas Práticas de Caraguatatuba

– O que fazer em Ubatuba?

– Descubra Cunha, no interior paulista

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.