0

Trilha da Pedra doTelégrafo

Já falamos aqui sobre muitas surpresas que a região de Barra de Guaratiba revela. Por lá é possível fazer Stand Up Paddle com um visual incrível na Restinga da Marambaia, curtir as delícias do Polo Gastronômico e também conhecer as Praias Selvagens e a Pedra da Tartaruga. Neste post vamos falar de mais um atrativo que a região revela: a famosa Pedra do Telégrafo.

A Pedra ficou famosa nas redes sociais por dar a ideia de ser uma foto tirada a beira do abismo, o que levou o local a ser muito procurado para trilha nos últimos tempos. Ela fica a uma altitude de 354m e a trilha até o topo é de leve a moderada em alguns pontos e pode levar de 35 a 50 minutos, dependo do seu condicionamento físico.

O início da trilha da-se no canto esquerdo da praia de Barra de Guaratiba (de frente para o mar). A trilha é a mesma para a Pedra da Tartaruga e para as Praias Selvagens, que em dado momento, se divide. Uma brasília velha que já não se move mais, marca o início da subida para a Pedra do Telégrafo e na metade do caminho a bela paisagem já começa a se revelar.

Trilha para a pedra do telégrafo

 

A trilha, apesar de não ser bem sinalizada conta com um grande fluxo de pessoas, principalmente nos finais de semana, então o risco de se perder é baixo. O grande fluxo de pessoas ajuda a não se perder, mas atrapalha na conservação do meio ambiente, visto que muitas pessoas vão apenas para tirar a “famosa foto” e postar na rede social, e não para curtir tudo de espetacular que esse tipo de local tem a oferecer, deixando para trás seu lixo e sendo mal educado com os demais visitantes.

No dia de minha visita o local tinha tanta gente que o tempo estimado de espera era de 2h para tirar uma simples foto na ponta da pedra. Eu simplesmente desisti e busquei um local mais calmo e apropriado para curtir a vista junto com o grupo que estava me acompanhando. Vide na foto abaixo a quantidade de pessoas a espera de uma vaga para fazer a foto.

 

Essa foi a trilha que menos gostei de fazer no Rio de Janeiro até hoje, então o nome desse post deveria ter sido “Como não chegar na Pedra do Telégrafo até que ela saia de moda”, mas se você está empenhado em visitar o local, recomendo a visita num dia de semana e preferencialmente num horário bem cedo, para evitar esse tipo de situação. Não esqueça de levar água, lanche e de ir vestido com roupas e sapatos confortáveis. O protetor solar também é um item essencial.

 

 

Você também pode se interessar pelo post 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de JaneiroComo conhecer o Rio de Janeiro com a grana curta.

 

Período da viagem: julho de 2015

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply