Desvende a Igreja Nossa Senhora da Penna

Se você é morador de Jacarepaguá, ou já visitou o bairro algumas vezes, ou mesmo pegou a Linha Amarela no sentido Barra da Tijuca, com certeza você já avistou a Igreja Nossa Senhora da Penna, por alguns chamada erroneamente de Nossa Senhora do Loreto (essa é uma outra igreja localizada numa rua próxima a igreja Nossa Senhora da Penna). Ela fica no alto de um rochedo que antigamente era chamado de Pedra do Galo, mas hoje é conhecido como Morro da Penna, a 170m de altura.

Atenção: Não se trata da Igreja da Penha, no bairro de mesmo nome da Zona Norte da cidade.

A igreja data de 1661, e é a segunda igreja mais antiga de Jacarepaguá, perdendo o posto apenas para a igreja de São Gonçalo do Amarante, no Camorim, que data de 1625.

Igreja Nossa Senhora da Penna
Igreja Nossa Senhora da Penna

Como chegar na Igreja Nossa Senhora da Penna?

Dirija-se ao bairro da Freguesia em Jacarepaguá com destino a Ladeira da Freguesia, nas proximidades da Av. Geremário Dantas, na altura da Linha Amarela. De lá pegue a Rua Nossa Senhora da Penna até o final para chegar na Igreja.

No local há estacionamento para carros com poucas vagas, por isso, se sua ideia é ir num domingo, chegue cedo ou vá depois do horário da missa.

Para quem não está de carro, uma outra maneira de chegar ao local sem ter que encarar a subida íngreme da rua é através de uma espécie de funicular que sobe 110m até o topo do morro.

Igreja Nossa Senhora da Penna
Mapa

Aproveitando o local

Ao alcançar o topo desse ponto turístico pouco explorado, deslumbre-se com o panorama de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca. De lá, além de ser possível avistar o mar, é possível enxergar também a icônica Pedra da Gávea e o Pico da Pedra Branca (Ponto mais alto da cidade do Rio).

As missas acontecem normalmente aos domingos e no local também há uma cantina, onde você pode comprar um lanchinho, caso esqueça de levar o seu. Também há uma espécie de playground que faz a alegria da criançada.

Igreja Nossa Senhora da Penna
Vista a partir da Igreja Nossa Senhora da Penna
Igreja Nossa Senhora da Penna
Vista a partir da Igreja Nossa Senhora da Penna
Igreja Nossa Senhora da Penna
Vista a partir da Igreja Nossa Senhora da Penna

Se você gosta de visitar igrejas, museus, fortes ou fazer trilhas no Rio de Janeiro, conheça o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São muitas opções econômicas para se divertir na cidade maravilhosa. Para baixar é só clicar na imagem abaixo:

Outros posts relacionados

– Vargem Grande – Aproveite um final de semana por lá

– Descubra a Ilha da Gigóia

– Faça um passeio relaxante no Bosque da Barra

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
2 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.