10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

Conheça 10 trilhas no Rio de Janeiro para aproveitar os dias ensolarados da Cidade Maravilhosa.

1 – Parque da Catacumba

Dentro do Parque da Catacumba, uma trilha rápida de 30 minutos leva a dois mirantes que dão vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, além de outros pontos turísticos como o Corcovado e o Morro dois irmãos. Lá dentro do parque ainda é possível fazer atividades ao ar livre como tirolesa e arvorismo.

Para saber maiores detalhes, visite o post Parque da Catacumba.

Mirante do Urubu no Parque da Catacumba
Mirante do Urubu no Parque da Catacumba

2 – Pista Cláudio Coutinho

Não pode ser considerada uma trilha, mas a pista é ideal para uma caminhada a beira mar. Com 1.250m de pista linear, essa caminhada nem da para cansar. No mesmo local há o início da trilha para quem vai subir o Morro da Urca. Saiba mais no post Pista Cláudio Coutinho, aos pés do Pão de Açúcar.

trilhas no Rio de Janeiro
Pista Claudio Coutinho

3 – Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

Também não pode ser considerada uma trilha, visto que todo o percurso pode ser feito de carro. Minha sugestão é que você faça a pé para curtir o visual e manter o contato com a natureza. São 04 mirantes com vista para as praias da Zona Sul, além da Lagoa Rodrigo de Freiras e Corcovado. Para saber mais, visite o post Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos.

4 – Pico da Tijuca

Dentro do Parque Nacional da Tijuca fica o Pico da Tijuca com 1021m de altitude e é o segundo maior pico da cidade do Rio de Janeiro. Uma trilha leve leva o visitante até o cume sem maiores dificuldades. Todos os detalhes no post Trilha do Pico da Tijuca.

5 – Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal fica entre a Praia do Pontal e a Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes. A trilha não leva mais do que 20 a 30 minutos para ser vencida, mas desvenda um visual bacana para as praias da Zona Oeste. Para saber tudo visite o post Como chegar na Pedra do Pontal.

trilhas no Rio de Janeiro
Pedra do Pontal

6 – Mirante do Caeté

Poucos conhecem o Parque Municipal Natural da Prainha, que fica na praia homônima, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesse parque há uma trilha onde é possível alcançar o Mirante do Caeté após 30 – 40 minutos de caminhada. No final, a vista para a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Praia do Recreio, Praia da Barra da Tijuca e até a Icônica Pedra da Gávea é recompensadora. Saiba mais no link Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha.

7 – Morro dois Irmãos

A trilha começa dentro de uma comunidade hoje pacificada, o Vidigal. O tempo médio de percurso é de 30 a 40 minutos e no ponto mais alto do morro, a vista é de 360° para a zona sul, além de alcançar até pedras icônicas da cidade de Niterói como o Morro das Andorinhas, em dias de boa visibilidade. Descubra aqui maiores informações: Como subir o Morro dois Irmãos no Rio de Janeiro.

Pedra do Pontal
Vista do Morro dois Irmãos

8 – Pedra Bonita

A Pedra Bonita é a trilha do Rio que proporciona a melhor vista da Pedra da Gávea. No mesmo local também fica a rampa de voo livre para os vôos de asa-delta e parapente. Do topo há um visual incrível para a praia de São Conrado e também para a Barra da Tijuca. Veja mais informações no post: Trilha da Pedra Bonita.

9 – Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga

Um trilha única leva a dois lugares incríveis em Barra de Guaratiba. A trilha de 40 minutos, após ser conquitsada, deixa o visitante na Praia do Perigoso ou na Pedra da Tartaruga. Do alto da pedra ainda é possível observar as outras praias selvagens, como a Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno e além disso a Praia do Grumari. Mais informações no post: Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.

10 – Pedra da Gávea

Uma das mais difíceis trilhas da cidade e com certeza a mais recompensadora. Leva-se de 3h a 4h de caminhada ou “escalaminhada” para alcançar seu cume, mas o visual lá de cima é arrebatador. A famosa Pedra da Gávea pode ser conquistada sim. Saiba tudo no post Como subir a Pedra da Gávea.

Está procurando outras opções de trilhas e passeio gratuitos no Rio? Conheça nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São centenas de opções grátis para turistar na Cidade Maravilhosa. Baixe ao clicar na imagem abaixo:

Não perca a chance de fazer ótimas trilhas lá na Ilha da Magia em Florianópolis. Que tal dar uma olhada nesse post do Tire a Bunda do Sofá? Trilhas em Florianópolis – Explore a Ilha da Magia como um local.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
15 respostas
  1. Lista ótima, só trilha boa aí! Bora juntar o pessoal do Rio pra fazer a do Morro da Urca (que é gostosa e fácil de fazer) ou a Pista Claudio Coutinho um dia?! Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.