Trilha do Pico da Tijuca – Como chegar e detalhes sobre a trilha

Subir o Pico da Tijuca é uma das aventuras mais legais que você pode fazer no Rio de Janeiro. Com seus 1022 metros de altura, ele é o segundo lugar mais alto da cidade e oferece uma vista incrível lá do topo. A subida é mais fácil do que parece e leva você por uma trilha cheia de natureza e pontos bonitos para ver, como a Cascatinha Taunay.

Mesmo precise vencer uma caminhada de 2800m de extensão, chegar lá em cima vale muito a pena. Vamos mostrar nesse artigo como você pode fazer essa trilha e o que esperar pelo caminho.

Veja também
10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro
Trilha da Pedra Bonita – Como chegar e fazer o percurso

trilha do Pico da Tijuca
Pico da Tijuca

Como chegar no Pico da Tijuca

Para chegar ao Pico da Tijuca é necessário dirigir-se ao Parque Nacional da Tijuca, pela entrada do Alto da Boa Vista (Praça Afonso Viseu). É possível chegar de carro, uber, táxi e pelas linhas de ônibus 301, 302, 345 e 645 – LECD38.

Lá dentro, procure pelo Largo do Bom Retiro para dar início da Trilha.

No parque é permitido a entrada de carros (mas há limite de vagas), por isso chegue bem cedo, preferencialmente antes do parque abrir, pois mesmo antes da liberação da entrada dos visitantes, em dias ensolarados, já se forma uma fila de carros na portaria.

Caso você não tenha um transporte particular para chegar até o Largo do Bom Retiro, saiba que será necessário encarar uma caminhada de 4km do portão até esse largo, pois os ônibus só deixam os trilheiros no portão de entrada.

Cascatinha Taunay
Cascatinha Taunay – uma das paradas antes do inicio da Trilha.

Trilha do Pico da Tijuca

Apesar de ser o segundo pico mais alto da cidade do Rio e da trilha ser mais longa, é mais fácil alcançar o cume do Pico da Tijuca do que o topo da famosa Pedra da Gávea.

Antes de chegar ao Largo do Bom Retiro, alguns metros depois de passar o portão principal com certeza a Cascatinha Taunay irá lhe chamar a atenção, no local de sua queda ela não é aberta para banho, mas vale parar para fazer umas fotos e apreciar a queda. Um poço, um pouco mais abaixo permite banho aos visitantes. Uma ótima opção para se refrescar após a trilha.

Poço da Cascatinha Taunay, onde é permitido o banho
Poço da Cascatinha Taunay, onde é permitido o banho

Ainda no percurso para o Lago você verá a Capelinha Mayrink, Uma charmosa e histórica capela cor-de-rosa. A construção é modesta e pequena, mas muito encantadora e no altar, há réplicas de telas de Cândido Portinari. Veja nesse artigo outros atrativos da Floresta da Tijuca.

Capelinha Mayrink
Capelinha Mayrink

Falando sobre a trilha propriamente dita, ela é muito bem demarcada, com poucos pontos de dificuldade. Além de sua maior parte acontecer sob uma vegetação densa, o que nos protege do calor intenso. A caminhada é de dificuldade leve a moderada leva de 1h a 2h de caminhada, dependendo do seu preparo físico.

No percurso há uma bifurcação para quem vai seguir a Trilha do Bico do Papagaio e outros picos, mas é só ficar atento as placas que não há risco de se perder.

O trecho de maior dificuldade é a escadinha de 117 degraus cavada na própria rocha que existe antes de alcançar o topo. Há uma corrente para apoio, e para vencer esse obstáculo de 120 metros é só evitar de olhar pra trás.

Vale saber que essas correntes estão lá desde 1920, quando o então presidente da República Epitácio Pessoa mandou talhar na rocha os degraus que dão acesso ao pico. O motivo da obra foi a visita do Rei Alberto I da Bélgica, montanhista de alma.

trilha do Pico da Tijuca
Escadinha de pedra antes de alcançar o topo

Ao alcançar o pico, é possível observar a cidade do Rio de Janeiro em 360° e até Niterói, e em dias de boa visibilidade também é possível ver alguns picos da região serrana como o Dedo de Deus.

Caso você esteja buscando um guia para te acompanhar na trilha do pico da tijuca, você pode contratar através da Civitavis, uma empresa de agenciamento de passeios que já testei e recomendo.

trilha do Pico da Tijuca
Vista do Pico da Tijuca

Esse artigo ainda não acabou, mas com esse guia você pode ver enumeras opções de passeios gratuitos no Rio. Baixe agora mesmo nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” para começar a aproveitar. É só clicar na imagem abaixo:

Informações úteis sobre a Trilha do Pico da Tijuca

Horário de funcionamento: O parque funciona das 8h às 17h. Só é permitido que inicie a trilha até às 14h, para que dê tempo de voltar antes do fechamento do PNT.

Valor do ingresso: A entrada é gratuita.

Infraestrutura: O local não conta com lanchonetes, por isso, leve seu lanche de casa. Há vagas de estacionamento limitadas, além de bebedouros e banheiros públicos.

Outros artigos relacionados

Como chegar na Pedra do Pontal

Trilhas da Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga

– Como subir o Morro dois Irmãos

– Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha

– Desvendando a Praia do Secreto

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
2 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.