Trilha da Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

Essa pedra tão icônica e vista de tantos pontos da cidade acaba servindo muitas vezes até de ponto de referencia. Ela faz parte da Floresta da Tijuca e foi a primeira montanha carioca a ser batizada com um nome em português.

A pedra que já serviu até de cenário de filmes tem um formato de um rosto quando vista de frente, em sua face oposta ao mar, por muitos chamada de “cabeça do imperador”. Veja nesse artigo como chegar e dicas para fazer a Trilha da Pedra da Gávea.

Veja também

Trilha da Pedra Bonita – Como chegar?
10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

como subir a pedra da gavea
Topo da Pedra da Gávea

Como chegar na trilha da Pedra da Gávea

O caminho mais usual para subir a Pedra da Gávea é pelo Bairro do Itanhangá (área que também é conhecida como Barrinha).

Se você vai de ônibus, procure algum que passe pela Praça Desembargador Araújo Jorge. Os pontos de referencia são o Bar do Oswaldo e o Bom Sujeito. De lá siga caminhando pela Est. do Joá até a Av. Fleming até chegar a Praça Professor Velho da Silva.

Depois é só sair na segunda saída, uma rua sem nome similar a um condomínio e guardada por uma guarita. No final dessa rua está o início da trilha.

como subir a Pedra da Gávea
Rua sem nome antes de chegar ao início da trilha

Como é a trilha da Pedra da Gávea

A trilha possui 1670 metros (1,6 km) e apesar de ser uma distancia curta, ela é considerada uma trilha de alta dificuldade pois o trajeto além de ser bem íngreme durante a maior parte do tempo, possui muitos obstáculos.

O tempo médio de subida leva em torno de 3h a 4h a depender do seu condicionamento físico.

No ponto mais alto a pedra tem uma altitude de 844 metros, mas não fica entre as 5 montanhas mais altas da cidade, perdendo para o Pico da Pedra Branca, o Pico da Tijuca, o Bico do Papagaio, a Ponta do Urubu e o Morro do Cocanha ou São Miguel.

A não ser por uma cascata logo no início da trilha (Cachoeira do Sorimã)  e por uma fonte de água natural que você irá encontrar quando tiver atravessado aproximadamente 2/3 do caminho não há outros pontos de hidratação, por isso vá munido de água (muitas garrafas), um lanche e doces, caso precise recuperar a energia.

como subir a Pedra da Gávea
Cascatinha no início da trilha

Conforme falado, a trilha se dá em sua maior parte por trechos íngremes, de escalaminhada, muitas vezes sendo necessário subir com auxílio de correntes e cordas existentes do local. Respeite seu corpo e pare para descansar quantas vezes forem necessárias.

como subir a Pedra da Gávea
Trecho de escalaminhada

Depois de certo tempo de caminhada chega-se a pedra do navio, um estimulo a mais para continuar a caminhada, já que ela dá um “pequeno gostinho” da bela vista que está por vir. E continuando a subida há um trecho com uma vista perfeita para a “cabeça do imperador”.

Para passar a “Carrasqueira”, um paredão de quase 30 metros, é extremamente recomendado o uso de cordas, equipamentos de segurança e de acompanhamento de alguém que já conheça a trilha para prestar suporte, especialmente se você for baixinho(a), como eu. Pode ser que no local haja alguém com os equipamentos que facilite a subida, tente negociar para usá-los, ainda que tenha que pagar uma pequena taxa.

Lá do cume a vista é incrível para vários bairros e praias do Rio de Janeiro, como Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e São Conrado. Algumas outras montanhas do Parque Nacional da Tijuca, Pedra Bonita e Corcovado, e em dias de céu azul é possível ver até a cadeia montanhosa da Serra dos Órgãos.

Fique atento aos pontos de fendas na pedra, para apoio dos pés e das mãos. Acho que a essa altura nem é necessário falar, mas não esqueça de usar calçados adequados. Se ao chegar nesse ponto você desistir, pelo menos terá uma bela vista da Barra da Tijuca. Confira aqui opção de guia para subir a Pedra da Gávea. 

como subir a Pedra da Gávea
Vista antes de subir a carrasqueira

Se você enfrentou a carrasqueira, você está quase lá. Ainda restam 30 minutos de subida até alcançar o topo, e quando se chega no cume você fica extasiado. Posso dizer que essa foi a trilha mais difícil e mais recompensadora que já fiz na vida. A vista lá de cima é um grande presente.

Infelizmente a visibilidade nesse dia não estava tão boa por conta de uma neblina, por isso as fotos não refletem 100% do que é a vista lá do alto. Mas apesar do medo e de todos os pesares, concluir a subida a pedra da Gávea dá uma sensação de superação e gratidão. Lá do alto entendemos que somos tão pequenos de frente a imensidão da natureza, e que devemos ser gratos por ter a oportunidade de conhecer lugares como esses.

A trilha pela via P4 oferece outra rota para subir ou descer a Pedra da Gávea, no entanto, também é caracterizada por trechos íngremes e expostos aos penhascos. Essa rota possibilita a visita ao famoso mirante da Garganta do Céu.

como subir a Pedra da Gávea
Cume da Pedra da Gávea

Informações Uteis sobre a Trilha da Pedra da Gávea

Horário de funcionamento: O parque funciona das 8h às 17h, e com horário estendido até as 18hs no verão (Fique atento! só é permitido que inicie a trilha até às 14h). O pernoite e acampamentos não são autorizados, por isso, todos os visitantes são solicitados a concluir a trilha até o horário de fechamento da portaria.

Valor do ingresso: A entrada é gratuita.

Infraestrutura: O local não conta com lanchonetes, por isso, leve seu lanche de casa. Há vagas de estacionamento públicas no entorno da Praça Professor Velho da Silva.

Curiosidades sobre a Pedra da Gávea

  • É considerada o maior monolito a beira mar do mundo. Um monolito é uma formação rochosa composta por uma única peça de pedra ou rocha, geralmente de forma vertical e proeminente.
  • O nome Pedra da Gávea refere-se a sua semelhança com o cesto para observação situado no mastro das caravelas portuguesas.

Esse artigo ainda não acabou, mas se você quer conhecer mais uma centena de passeios grátis no Rio de Janeiro? Baixe agora mesmo o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. É só clicar na imagem abaixo:

Perguntas frequentes sobre a trilha da Pedra da Gávea

Qual a distancia da trilha da Pedra da Gávea?

A trilha possui 1670 metros (1,6 km).

Quanto tempo para subir a Pedra da Gávea?

De 3h a 4h a depender do seu condicionamento físico. O tempo total de trilha gira em torno de 5 a 6h (considerando a subida e a descida).

Qual a altura da Pedra da Gávea?

Ela possui uma altitude de 844 metros.

Há relatos de acidentes na Carrasqueira da Pedra da Gávea?

Sim, já foram registrados casos de acidentes leves, acidentes graves e até mortes.

A trilha da Pedra da Gávea é Perigosa?

O parque possui portaria com horário de abertura e encerramento, mas não há um controle de quem entra ou sai do parque.

Como a trilha é muito extensa, não recomendamos que você a faça sozinho, primeiro porque em caso de acidentes você precisará de ajuda para ser socorrido, e depois porque não há como garantir que não haverão indivíduos mal intencionados nessa trilha.

Conforme já comentamos, essa essa é uma trilha difícil e recomentados fortemente que você a faça com auxílio de um guia credenciado. Confira aqui uma opção de guia para subir a Pedra da Gávea.

Outros artigos relacionados:

Como chegar na Pedra do Pontal

Trilhas da Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga

Parque da Catacumba

– Como subir o Morro dois Irmãos

– Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha

– Desvendando a Praia do Secreto

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
7 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.