Trilha da Pedra Bonita – Como chegar e fazer o percurso

A Pedra Bonita está situada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, integrando a Floresta da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo.

A trilha até seu cume, com cerca de 1200 metros de extensão e uma caminhada de 40 minutos a 1 hora, é uma escolha para quem gosta de contato com a natureza e vistas suntuosas.

Descubra mais sobre a Trilha da Pedra Bonita no Rio em nosso artigo, incluindo informações sobre como chegar, detalhes do percurso e dicas adicionais.

Veja também
+ Trilha da Pedra da Gávea
Trilha da Pedra da Tartaruga RJ | Barra de Guaratiba, Zona Oeste Rio

trilha da Pedra Bonita
Topo da Pedra Bonita – Vista para a Barra da Tiuca

A trilha da Pedra Bonita

Uma trilha considerada fácil no Rio, com uma caminhada de cerca de 40 minutos a 1h, a depender do seu condicionamento físico para percorrer os 1.257 metros do percurso e atingir a altitude de 696 metros no cume da trilha. Boa parte do trajeto é coberto com mata de reflorestamento, mas ao final do percurso há um trecho descampado com vegetação baixa, por isso, em dias ensolarados não esqueça o protetor solar e bonés e/ou chapéus

Ao chegar ao topo há um imenso platô onde temos uma vista deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro, e com certeza a melhor vista para a Pedra da Gávea. De lá também é possível avistar a praia da Barra da Tijuca, a praia de São Conrado, o Morro dois irmãos e o Corcovado. Para recuperar as energias aproveite para fazer um lanche no ambiente tranquilo do cume e aproveite a vista.

trilha da Pedra Bonita
Pedra Bonita – Vista para a Pedra da Gávea

Informações Úteis sobre a trilha da Pedra Bonita

Horário permitido para realização da trilha: 8h às 17h (Última entrada acontece às 15h para que todos os visitantes possam terminar a trilha até às 17 horas).

Localização: Entrada pelo Setor C – Parque Nacional da Tijuca

Ingresso: Gratuito.

Estacionamento: No local há um estacionamento pequeno com pouquíssimas vagas. Para garantir a sua, chegue cedo.

Não é permitido: acampamento, entrada de pets, alimentar os animais da trilha, caixas de som.

Recomendado: Roupas e sapatos confortáveis, levar água e passar bastante repelente e protetor solar e, se fizer um lanchinho, traga seu lixo de volta!

trilha da pedra bonita
Vista do cume da trilha da Pedra Bonita

Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita

No mesmo local que se dá início a trilha, há também o acesso a uma das rampas de voo livre mais reconhecidas e movimentadas do mundo, onde os corajosos podem se aventurar num voo duplo de asa delta ou parapente, ou apenas observar a vista incrível para a praia de São Conrado.

Ficou interessado em voar? Reserve aqui seu voo de parapente ou asa delta no Rio.

Como chegar na Trilha da Pedra Bonita

De carro

Para chegar até a Pedra Bonita é necessário pegar a Estrada das Canoas, na Gávea ou a Estrada da Pedra Bonita, pelo Alto da Boa Vista. A entrada fica na bifurcação das duas estradas e além de uma guarita, no local também há uma placa sinalizando a entrada.

De metrô

Quem vem do centro ou da Zona Oeste pode pegar a Linha 4 do metrô e descer na estação São Conrado (saída C). De lá você pode completar o trajeto de ônibus (veja abaixo), táxi ou transporte de aplicativo.

Dê ônibus

O ônibus da linha 448 passa na Estrada Lagoa Barra e sobe em direção ao Alto da Boa Vista pela Est. das Canoas, passando em frente a estrada de acesso a Pedra Bonita.

É importante saber que esse ônibus não passa com muita frequência durante o dia, apenas a cada 60 minutos. Por isso, pode ser que você precise esperar por um algum tempo.

De transporte de aplicativo / taxi

Caso você descida ir de taxi ou transporte de aplicativo a atenção fica para o momento do retorno, já que para a maioria das operadores de telefonia o único ponto onde há sinal de celular é na Rampa de Voo Livre e além disso, não há muito motoristas rodando pela região, o que pode fazer chamar um carro no retorno uma tarefa difícil.

A trilha da Pedra Bonita é perigosa

Ela costuma ser uma trilha segura. Não há histórico de assaltos e ela não fica próximo uma a nenhuma comunidade. Além disso, e o acesso é controlado pelo Parque Nacional da Tijuca.

Com relação a escaladas, escalaminhadas e áreas de risco, saiba que a trilha é de nível fácil/médio, e não há necessidade de guia. Você pode aproveitar a trilha com tranquilidade.

Caso esteja inseguro de fazer a trilha sozinha(o), você também pode contratar um guia para a Trilha da Pedra Bonita.

Mapa de Localização da Pedra Bonita

Confira a localização da Pedra Bonita no mapa abaixo:

Para finalizar, não deixe de conhecer o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São centenas de opções grátis para passear na Cidade Maravilhosa. Baixe ao clicar na imagem abaixo:

Outros artigos relacionados

Parque da Catacumba na Lagoa – RJ: Como chegar e fazer a trilha

Pista Cláudio Coutinho – Caminho ou trilha ao lado do Pão de Açúcar

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.