15 aplicativos de viagem essenciais: organização e agilidade

Ao viajar para o exterior, o uso do celular como dispositivo telefônico muitas vezes fica em segundo plano, devido aos exorbitantes custos de roaming praticados lá fora. No entanto, isso de forma alguma significa que relegamos nosso fiel “mascotinho” ao esquecimento.

Pelo contrário, o celular assume o papel de nosso microcomputador e melhor amigo, tornando-se essencial para carregarmos tudo o que facilitará nossa vida durante a estadia longe de casa.

Nesse sentido, compilei uma lista de 15 aplicativos indispensáveis, seja para o planejamento prévio da viagem ou para uso durante a própria experiência no destino. Confira a seguir.

Veja também
+ Glamping – O que é e como acampar com conforto e glamour
+ Staycation – Entenda e experimente essa nova tendência do turismo

15 aplicativos de viagem essenciais: organização e agilidade

aplicativos para sua viagem1- Booking.com

Aplicativo para reservar hotéis antes mesmo da viagem iniciar, mas se sua viagem já tiver acontecendo e você deixou para reservar os hotéis em cima da hora, ou seja, durante a viagem, o booking.com trabalha com ofertas de ultima hora com preços mais em conta do que os praticados normalmente pelos hotéis. Pode ser uma boa chance de conseguir um bom hotel por um ótimo preço. Reserve seu hotel no Booking.com. Fazendo sua reserva através deste link o blog ganha uma pequena comissão, mas você não irá pagar nada a mais por isso.

aplicativos para sua viagem2 – Momondo

Aplicativo funciona para busca de passagens aéreas. O diferencial desse buscador é que ele apresenta o valor final do preço da passagem, ou seja, já incluindo as taxas de embarque, o que evita surpresas na hora do pagamento. Nele também há uma ferramenta para avaliar a melhor época do ano para comprar uma passagem aérea para determinado destino.

aplicativos para sua viagem3 – Awardwallet

É a sua carteira de milhas online. Esse aplicativo foi desenvolvido para ninguém perder as datas de expiração das milhas e de pontos acumulados em diversos programas de milhagens, pois ele avisa a data do vencimento com antecedência, assim é possível programar-se para não desperdiçar o benefício. O aplicativo tem parceria com vários tipos de programas como companhias aéreas, hotéis, cartões de créditos, entre outros.

aplicativos para sua viagem4 – Google keep

Esse é um excelente aplicativo. É um novo estilo de “diário de viagem” que suporta dados escritos, gravação de voz, vídeos e fotos além de converter textos de imagens em textos editáveis. É permitido também criar um check list. Esse aplicativo é bem parecido com o Everynote, mas possui uma interface mais amigável.

aplicativos para sua viagem5 – Climatempo

Se a sua viagem envolver um tempo muito longo, é bom ter um aplicativo de previsão do tempo, além de servir para prever o sol ou chuva e reagendar passeios ao ar livre, também serve para saber a média da temperatura da semana e programar roupas específicas.

6- Conversor de moedas

Está num país cuja conversão de moedas é difícil de calcular de cabeça? Pois bem, um conversor de moedas rápido e prático pode te ajudar nessa missão. Assim ficará bem fica mais fácil gerenciar seus gastos durante a viagem.

aplicativos para sua viagem7 – Waze

Normalmente esse aplicativo é utilizado quando locamos um carro, pois trata-se de um GPS. Mas ele também tem outras funções, como por exemplo saber como está o transito na cidade e o tempo estimado até o destino escolhido, para procurar opções alternativas de trajetos ou mesmo para acompanhar se o trajeto do nosso taxi está correto.

aplicativos para sua viagem8 – Uber ou Cabify

Os dois aplicativos são uma mão na roda para quem está viajando para cidades grandes, especialmente para aquelas que não tem serviço de metrô. O preço e o serviço, já sabemos que é bem melhor que o dos taxis regulares.

aplicativos para sua viagem9 – Bla Bla Car

Um aplicativo que conecta motorista e caroneiro. Trata-se de um aplicativo de carona, onde você pode oferecer caronas no seu veículo, ou pegar carona no carro de alguém de maneira super segura. Os custos são divididos entre os “participantes da viagem”, e não fica caro pra ninguém.

aplicativos para sua viagem10 – Airbnb

Uma plataforma de reservas que foge do tradicional. Aqui a ideia não é reservar quartos de hotéis, e sim colocar em pratica o conceito da economia colaborativa se hospedando em quartos compartilhados, quartos privativos, apartamentos e até mansões na sua viagem.

aplicativos para sua viagem11 – Google tradutor

Google translate pode ser uma boa opção para se livrar de enrascadas em países como China, Japão e Corea, não é mesmo? Além dessas línguas ele tem suporte para mais de 60 idiomas que podem auxiliar na hora de fazer um pedido pro garçom ou pedir informações no aeroporto, com opção de áudio para não pagar mico na pronuncia. Quanto mais exótico o pais, mas necessário ele é.

aplicativos para sua viagem12 – Instagram

Esse é meio obvio, mas hoje em dia é o aplicativo queridinho doa viajantes. Afinal do que adianta tirar fotos lindas, em lugares lindos e guardar elas só para você? Eu uso inclusive para descobrir lugares novos ou pouco explorado na localidade que estou visitando usando algum tipo de hashtag do local.

aplicativos para sua viagem

13 – Wicklock

Esse vai para meu amigos trilheiros, ou que amam cachoeiras. É uma comunidade onde os viajantes compartilham as trilhas que já fizeram, assim você não precisa contratar o serviço de um guia em muitos locais que supostamente são de difícil acesso ou que as trilhas são pouco demarcadas. Depois de ter baixado o mapa, não é necessário ter acesso ao 3g, ou seja, funciona totalmente off line. Infelizmente o aplicativo já foi gratuito, mas hoje em dia não é mais. Há um custo para planos mensais ou anuais.

Atenção: Não deixe de contratar um guia se você não tem expertise nesse tipo de esporte, sua segurança e sua vida podem estar em jogo.

aplicativos para sua viagem14 – Hostelworld

Mais uma dica para os amigos mochileiros ou para aqueles que buscam economias em suas viagens. O Hostelworld é o site número 1 em reservas de albergues ao redor do mundo. Lá você pode comparar preços, checar os comentários de outros viajantes, ter informações sobre a questão da segurança, limpeza e também sobre a atmosfera do local (se é um hostel mais festeiro ou mais calmo).

aplicativos para sua viagem15 – Couchsurfing

Muito parecido com o Airbnb, ou seja, nesse aplicativo você irá encontrar hospedagem em quartos compartilhados, quartos privativos ou mesmo um sofá. A grande diferença é que a hospedagem é oferecida de forma gratuita, por isso não espere luxo e seja muito gentil com o seu anfitrião, oferecendo-se para fazer um jantar ou mesmo levando algum tipo de lembrancinha da sua cidade. Não use o local apenas para dormir, quem oferece esse tipo de hospedagem está interessado também numa interação e intercambio cultural. E lembre-se sempre, você não está pagando.

Outros artigos relacionados

– 8 livros de viagem para te inspirar

– 15 dicas para viajar barato

PaGol: Novo jeito de acumular milhas Smiles

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.