Bosque da Barra – Como chegar e o que fazer por lá

Tá sem ideias do que fazer no próximo final de semana? Uma dica de um passeio que pode ser divertido e ao mesmo tempo relaxante é passar uma manhã ou uma tarde no Bosque da Barra.

Descubra junto conosco esse bosque encantador, um refúgio verde na Barra da Tijuca, que combina diversão e relaxamento para todas as idades.

Para ler em seguida:
A verdade que ninguém te contou sobre viajar com bebês
Qual o seu perfil de viajante?

Continue lendo para descobrir todas as maravilhas que o Bosque da Barra tem a oferecer.

bosque da barra
Trilhas ecológicas no Bosque da Barra

O que fazer no Bosque da Barra

Com uma área de 50 hectares cheia de trilhas cênicas, playgrounds infantis e a presença de fauna local, este parque promete encantar você e sua família.

Seu nome oficial é Parque Natural Municipal Bosque da Barra ou  Parque Arruda Câmara, mas é mais conhecido entre os cariocas apenas como Bosque da Barra.

Nas trilhas que o parque disponibiliza você poderá fazer caminhadas, praticar corrida e também para pedalar de bicicleta, sendo assim um ótimo lugar para praticar exercícios físicos.

Intercalando espaço com as trilhas você encontrará os playgrounds para as crianças com brinquedos como balanço, escorrega e gangorra.

Caminhando pelas trilhas ecológicas, é muito frequente encontrar animais pertencentes a fauna local, como micos, macacos capivaras e até jacarés, que residem no lago que há dentro do parque. Todas as vezes que estive no bosque pude observar jacarés e capivaras.

bosque da barra
Filhote de capivara

Lá também existe um lago é imenso, com 1200m², e é uma  das maiores atrações do parque. Em volta dele há um grande espaço gramado onde muitas pessoas costumam levar seus lanches e desfrutar de deliciosos piqueniques ao ar livre.O local também é muito utilizado para sessões fotográficas de gestantes e casais por se mostrar muito fotogênico. Em alguns pontos do parque há vista para a Pedra Bonita e Pedra da Gávea.

Caso queira, você pode alugar um triciclo (aquelas bicicletas com três rodas) que estão disponíveis perto do lago ou na entrada do parque. Ideal para dois adultos e uma criança.

Mais recentemente também notei a presença de alguns brinquedos pagos como piscina de bolinhas e pula pula, mas não há como garantir que sempre estejam por lá.

Lago no Bosque da Barra
Lago no Bosque da Barra

O parque é razoavelmente limpo e possui infraestrutura de banheiros, bebedouros espalhados pelo parque e estacionamento. Não é cobrado valores para entrada ou para estacionar. Nos dias de mais movimento (domingos e feriados) chegue cedo para não enfrentar fila de carros na entrada. Caso vá a pé não há necessidade de se preocupar com o horário.

Caso vá passar bastante tempo no por lá recomendo levar algum tipo de lanche, pois existe apenas um vendedor autorizado no meio do parque, próximo ao lago vendendo alguns snacks como biscoitos e refrigerantes.

Enfim, explore suas trilhas, maravilhe-se com a vida selvagem e desfrute de momentos relaxantes em meio à natureza.

Bosque da Barra
Jacaré no Bosque da Barra

Antes de continuar a leitura desse artigo, conheça mais uma centena de passeios gratuitos na cidade. Baixe o nosso ebook “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e veja como pode ser fácil passear sem gastar nada. Clique na imagem para baixar:

Dicas sobre o Bosque da Barra

– É importante ressaltar que as trilhas do Bosque da Barra são de terra batida e desniveladas, o que torna desaconselhável a prática de skate ou patins. No entanto, elas são perfeitas para corrida, caminhada ou passeio de bicicleta.

– Não esqueça de levar seu repelente, ao fim do dia os mosquitos podem importunar.

Bosque da Barra
Bosque da Barra

Informações Úteis sobre o Bosque da Barra

Horário de Funcionamento: De terça a domingo de 7h às 17h.
Endereço: Av. das Américas, 6000 – Barra da Tijuca
Ingresso: Não há necessidade de pagamento de nenhum valor para entrada, ou seja, o acesso é gratuito.
Contato: @pnmbosquedabarrarj

Atenção! Visando a segurança da fauna selvagem que habita o local e também de seu pet, é importante ressaltar que não é permitido o acesso de animais domésticos no Bosque da Barra. Dessa forma é garantida a preservação e tranquilidade desse ambiente natural.

Passeio de bike no Bosque da Barra
Passeio de bike no Bosque da Barra

Como chegar no Bosque da Barra

Se for de carro é só configurar o GPS para o endereço para Av. das Américas, 6000 – Barra da Tijuca.

De ônibus existem algumas opções. Uma delas é pegar um ônibus que vá para o Terminal Alvorada. De lá é possível seguir a pé numa caminhada de mais ou menos 1k, completar o trajeto num Uber/táxi, ou mesmo no BRT descendo na estação de mesmo nome, ou seja, Estação Bosque da Barra.

De metrô desça na estação Jardim Oeânico e complete o trajeto de BRT, seguindo os passos acima.

Confira no mapa abaixo a localização do Bosque da Barra:

Outros artigos relacionados

O que fazer na Barra da Tijuca – Roteiro Turístico

O que fazer na Ilha da Gigóia

– Trilha da Pedra Bonita

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.