Como viajar barato? 20 dicas para você viajar mais barato esse ano

Como viajar barato | Quer saber como economizar para sua viagem? Gastar menos durante a Viagem? E juntar dinheiro para viajar mais? Fizemos uma lista com as nossas 20 dicas e truques para você começar a aplicar na sua vida e começar a viajar mais barato ainda esse ano.

Veja também:
Qual o seu perfil de viajante?
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

 

dicas para viajar barato

Como viajar barato – Confira nossa lista de dicas

Fiz uma seleção com as dicas que eu mesma uso para economizar nas minhas viagens, seja no momento do planejamento ou já estando no destino. Confira!

1 – Fique de olho nas promoções de passagem

Além do site Melhores Destinos, que anuncia quase que diariamente todas as promoções de passagens que estão rolando, aplicativos como o Skyscanner e o Voopter te enviam alertas de passagem em promoção para destinos que você deixar sinalizado dentro do aplicativo.

O Google Flights também é uma ferramenta que busca os voos mais baratos por data e destino.
Segundo uma pesquisa do site Momondo o tempo ideal para comprar sua passagem é de 60 dias antes do embarque.

Mais recentemente o site Passagens Imperdíveis também tem lançado boas promoções de passagem, além de permitir o monitoramento de para vôos que sejam do seu interesse.

2 – Viaje na baixa temporada

Viajar na baixa temporada (entre março a junho e setembro a novembro na maioria dos destinos – fora dos feriados) é uma das melhores formas de economizar dinheiro.

Nessa época os vôos costumam entrar em promoção, além dos hotéis terem tarifas muito mais acessíveis. Se for necessário e possível, troque suas férias.

Ou seja, o planejamento da viagem é fundamental na hora de preparar seu roteiro. Se você está em dúvida sobre Como montar um roteiro de viagens, baixe gratuitamente nosso ebook.

3 – Descubra o “Stopover”

O “stopover” é uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão.

Por exemplo, se seu voo é para Milão, mas antes ele faz uma conexão em Roma, procure a sua companhia aérea para saber mais sobre a possibilidade de fazer um “stopover” em Roma e depois seguir viagem para Milão, por uma diferença muito pequena, ou até mesmo pelo mesmo preço do bilhete.

4 – Programas de Milhagens x Cartão de Crédito

Se inscreva em todos! Todas as companhias aéreas oferecem programas de milhagem. Você pode acumular pontos ao viajar com a companhia, ou pode fazer a transferência pelo seu cartão de crédito.

Verifique se o programa de milhagens do seu cartão de crédito já está ativo, se não, entre em contato com seu banco. É possível conseguir muitas passagens grátis através de milhas, ou passagens com bons descontos.

Eu já viajei com milhas pro Uruguai, pro Chile e pra inúmeros outros destinos no Brasil.

Além dos programas de viagens das companhias, e as milhas que podem ser acumuladas no seu cartão de crédito. Existem programas de milhagens como o Km de Vantagem que você acumula pontos ao abastecer o combustível do seu carro ou o Dotz, que você acumula pontos fazendo compras em mercados e farmácias como Prezunic e Drogasmil, e até no Bob’s.

Quer entender mais sobre o tema? Visite nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre Milhas aéreas.

5 – Faça uma poupança viagem

Avalie um valor no seu orçamento mensal que não comprometa seus custos e lance numa “poupança viagem”, seja no banco ou no seu porquinho tradicional.

Mas não fique vigiando a grana, apenas quando for necessário sacar para viajar.

dicas para viajar barato

6 – Não coma no aeroporto ou coma na sala vip

A não ser em caso de extrema necessidade. A última coxinha que comi no aeroporto Santos Dumond, no Rio de Janeiro me custou R$ 10, (um assalto!!!). Vá de barriga cheia ou leve seu lanchinho embalado na mochila.

Alguns cartões de crédito dão direito a acesso a Sala Vip e essa é uma maneira de comer de graça no aeroporto sem ter que gastar uma fortuna, o cartão C6 Carbon, do C6 Bank. Consulte disponibilidade com a sua operadora de cartão de crédito.

7 – Durante a viagem caminhe ou use transporte público

A melhor maneira de conhecer uma cidade, com certeza é caminhar por ela. Nada como se perder nas ruas de uma cidade e descobrir uma atração não tão turística assim, mas incrível do mesmo jeito. E o melhor de tudo isso é economizar.

Caso as atrações turísticas fiquem distantes de onde está hospedado, dê preferencia ao Metro ou Ônibus. Se o local não possuir Metrô ou Ônibus, peça um Uber. Deixe o táxi para última opção.

8 – Visite e coma nos mercados públicos e barraquinhas

Visite os mercados públicos e as barraquinhas que ficam espalhadas pela cidade, a comida sempre é mais barata e sempre pode se deparar com uma maravilhosa surpresa da comida local.

Você pode economizar no almoço e assim escolher um restaurante bacana para o jantar.

9 – Garrafas de Água

Faça como os gringos, compre garrafa de água no supermercado e ande sem vergonha com aquelas garrafas de 1,5l na mão pela cidade. Se achar pesado você pode deixar ela no hotel/pousada/hostel e dividir o líquido em garrafinhas menores.

Levar a sua própria garrafinha, pode ser melhor que pagar uma “pequena fortuna” para comprar uma garrafinha d’água aos pés da Torre Eiffel, por exemplo.

dicas para viajar barato

10 – Carona

Já ouviu falar do Blablacar? Trata-se de um aplicativo de carona, onde você pode oferecer caronas no seu veículo, ou pegar carona no carro de alguém.

O motorista e o “caroneiro” racham os custos da viagem, e não fica caro pra ninguém. Para saber mais detalhes, visite o post Conheça o aplicativo de carona BlaBlaCar.

11 – Viaje de Madrugada

Se for viajar uma distancia longa de ônibus ou de trem, prefira os horários da madrugada, assim você passa a noite dentro do transporte e economiza na hospedagem.

12 – Já ouviu falar de Couchsurfing?

Trata-se de um site onde você pode oferecer ou procurar acomodação grátis em qualquer parte do mundo, na casa de pessoas que moram no lugar totalmente grátis.

Para algumas pessoas pode ser estranho se hospedar na casa de um total desconhecido, enquanto pra outras pode ser muito mais valioso a ideia de economizar na viagem. Avalie as suas prioridades.

Quem tem um post bem completo sobre o tema é o blog Tire a Bunda do Sofá: O que é Couchsurfing: Um guia prático de como conseguir hospedagem de graça.

13 – Economize nas hospedagens

Se ficar na casa de um desconhecido não te pareceu uma boa opção, que tal ficar num hostel? Uma  boa maneira de economizar viajando é ficando em albergues.

Também conhecidos como hostels, são um meio de hospedagem econômico onde o hóspede paga por uma cama em um quarto compartilhado, e esses quartos podem ser mistos ou separados por gênero (masculino e feminino). Em geral nos quartos também não há banheiros, eles ficam numa área comum e são compartilhados com todos os hóspedes do estabelecimento.

Os hostels, em geral, tem um perfil jovem e prezam pela socialização, por isso tem áreas comuns como cozinha, jardins, salas de TV e bares, mas acabam sendo uma opção bem mais em conta se comparado aos hotéis tradicionais.

14 – House sitting/Pet sitting

Outra forma de economizar com hospedagem é tomando conta da casa de uma pessoa enquanto ela está fora. Sites como  TrustedHousesittersHouseSitMindahome e Kiwi House Sitters oferecem essas oportunidades para que você cuide da propriedade de uma pessoa quando ela precisa fazer uma viagem ou se ausentar por alguns dias.

Há muitas variações nesse tipo de trabalho, seja para cuidar da casa, dos pets ou das plantas essa é uma maneira de de dormir de graça enquanto está viajando, mas acaba exigindo certa responsabilidade. Afinal, você estará responsável pelos afazeres da casa ou pelos bichinhos do morador nesse período.

15 – Fique de olho no câmbio

Vai para um destino internacional ? Não saia trocando toda sua grana no aeroporto de partida ou mesmo no aeroporto de chegada. Faça uma pesquisa em várias casas de câmbio e avalie os melhores valores.

Mais recentemente a Wise, que é uma plataforma de envio de dinheiro para o exterior, lançou uma solução interessante. Uma conta denominada multimoeda na qual você pode receber, enviar e guardar dinheiro em mais de 50 moedas diferentes, incluindo, claro, euro, dólar e reais.

O melhor de tudo é não precisar carregar o dinheiro em espécie, já que com a ativação na conta você também receberá um cartão mastercard para fazer sua movimentação de valores e pagamentos.

Aqui nós usamos e indicamos a Wise. Eles tem taxas muito menores do que as praticadas nas casas de câmbio e bancos tradicionais.

Wise
Cartão da Wise

16 – Controle seu orçamento com um diário de viagem

Sou a melhor pessoa do mundo para sugerir um diário de viagem. Ele pode ter duas funções: Anotar os custos de sua viagem, e evitar que você gaste demais ou anotar todas as informações sobre os destinos visitados para depois dar dica para os amigos.

Além disso estabeleça um valor máximo para gastar por dia e tente não ultrapassá-lo, assim você não corre o risco de ficar sem dinheiro nos últimos dias.

17 – Free Walking Tour

Se você está sem recursos financeiros pra conhecer os pontos turísticos mais caros da cidade um “free walking tour” pode te trazer uma satisfação similar.

Esse é um passeio, geralmente panorâmico e a pé, que existe nos centros históricos das principais cidades do mundo. Com uma duração média de 3h a 4h (separe tempo), um guia apresenta aos participantes informações relevantes sobre a história, a cultura e a arquitetura dos pontos turísticos que estão no caminho.

No final do passeio é recomendado que você dê uma gorjeta ao guia. Fique tranquilo! Esse tipo de tour costuma ser tão interessante que você pagará com gosto, mas de qualquer modo essa acaba sendo uma maneira de economizar, já que contratando esse tipo de passeio numa agencia você pagaria um preço tabelado muito acima do que você pode oferecer de gorjeta num free walking tour.

18 – Entre nos museus pagos sem pagar ingresso

É comum que os museus ao redor do mundo ofereçam um dia gratuito para acesso certo dia da semana ou certo dia do mês.

No Rio de Janeiro, por exemplo o MAR – Museu de Arte do Rio é gratuito às quartas-feiras, já o Museu do Amanhã é gratuito às terças. Isso ocorre em outros pontos turísticos ao redor do mundo.

Investigue se a atração que você gostaria de visitar tem algum com acesso gratuito em algum dia da semana ou do mês e, caso coincida com o período que você estará na cidade você já pode deixar de gastar esse valor de ingresso.

19 – Slow Travel

Tenha em mente que se você pretende visitar vários destinos, você vai ter mais custo com deslocamento, seja de avião, de carro, de ônibus ou de trem.

Aquelas viagens “16 países em 15 dias” só serve para sair correndo de país em país, ou cidade em cidade e ficar na fila dos principais pontos turísticos de cada localidade sem conhecer nada verdadeiramente. Fica lindo para colocar no “currículum”, mas será que essa é a nossa real intenção ao viajar?

Então curta seu destino, e se for preciso passar 10 dias na mesma cidade, que seja… Apenas aproveite ao máximo a cultura local e tudo o que ela tem a oferecer e descubra o Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento.

20 – Cupons

Uma boa estratégia para economizar no planejamento da sua viagem é através dos cupons de desconto.

O Site Cupom Válido, por exemplo, oferece ótimos descontos nas principais empresas do ramo de viagens como a 123 Milhas, a Decolar.com, várias companhias aéreas, empresas de hospedagem como o Hoteis.com, locação de veículo e até desconto para seu deslocamento no destino como a 99 Táxi. Vale a pena conferir e salvar alguns reais ainda do momento do planejamento.

Fotos deste artigo: Pixabay.com

Outros artigos relacionados

– 8 livros de viagem para te inspirar

– 15 aplicativos para otimizar sua viagem

– 5 blogs com dicas para viajar sozinha

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
14 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.