O que fazer em Florianópolis? Veja os principais pontos turísticos

O que fazer em Florianópolis | A capital de Santa Catarina é definitivamente uma cidade para mais de uma visita. Só eu já estive por lá duas vezes e ainda não consegui ver tudo na cidade, o que já me faz pensar em programar uma próxima viagem pra lá.

Veja também
15 aplicativos para otimizar sua viagem
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Por muitos conhecida como a “Ilha da Magia”, a cidade tem atrativos para agradar a gregos e troianos, desde praias sensacionais, fortalezas, trilhas, lagoa para esportes náuticos, ótimas opções gastronômicas e muito mais. Fique conosco desse artigo e descubra as principais atrações de Floripa.

Saiba antes de ir para Florianópolis

A ilha de Florianópolis é comprida, com cerca de 54km de extensão de note a sul. Sabendo disso, o ideal é que você depare as atrações que quer visitar por região, para que não perca muito tempo de deslocamento, especialmente na alta temporada, quando o transito mais intenso pode fazer você perder muito tempo no percurso.

Para montar um roteiro por Florianópolis você pode tentar separar as atrações da parte norte, centro, leste e sul.

O que fazer em Florianópolis

Praias de Florianópolis

As praias da ilha com certeza é o que leva muitos viajantes até Floripa. Com relação a quantidade de praias que a ilha possui, sempre ficará uma dúvida, pois cada fonte revela um número diferente, mas os números registrados já passam de 4o. De qualquer modo, o que importa é que Florianópolis tem praia para tudo que é tipo de turista.

Praias do Norte

São as praias que contam com a melhor infraestrutura, boa parte dos hotéis são requintados e há muitas opções de restaurantes, bares e baladas.

Jurerê Internacional

Talvez essa seja a praia mais famosa de Florianópolis. De águas tranquilas e mar transparente e também ocupada por iates e lanchas luxuosas, mansões deslumbrantes e restaurantes requintados.

Jurerê

Divide a mesma orla com a praia de Jurerê Internacional, porém, nessa região as casas de veraneio são menos pomposas.

As águas se mantém tranquilas, ideal para ser frequentada com crianças.

Praia de Canasvieiras

Possui uma extensão de 2,2 km além de boa infraestrutura de restaurantes, bares, hospedagem, supermercados e  farmácias.

A areia da praia é branquinha e dali também saem alguns passeios de lancha e escuna.

Praia do Forte

Águas tranquilas e sem muitas ondas. Aproveite para conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que possui mais de 300 anos e pode ser acessada a partir de uma trilha que fica no canto direito da praia.

Praia da Daniela

Outra praia ideal para quem viaja com crianças por possui mar tranquilo e de águas claras. Com areia fina e fofinha essa praia possui 3,5 k de extensão, mas possui pouca infraestrutura de barracas e quiosques.

Praia dos Ingleses

Na praia dos Ingleses as águas são azuis, com ondulação média e águas menos geladas que em outras partes da ilha.

Nos seus quase 5km de extensão ela conta com boa infraestrutura de restaurantes. No canto direito, próximo ao acesso a Praia do Santinho, há dunas que permitem a pratica de “sandbord“, uma espécie de snowboard de areia.

Praia do Santinho

Nela fica localizado o famoso Resort Costão do Santinho. A praia é muito procurada para a prática de surf, possui mar agitado, porém de águas claras. Além de uma extensa faixa de areia e dunas que compõe a paisagem.

Praia Brava

Como o próprio nome já sugere, essa praia possui ondas fortes e costuma ser frequentada por surfistas. Ela fica num bairro mais residencial e possui infraestrutura de barracas.

Praias do Leste

Praias mais próximas da região central, ideais para serem frequentadas por quem se hospeda nessa região.

Praia da Joaquina

Com águas claras e ondas altas, ela é a casa dos surfistas. A praia já foi cenário de campeonatos nacionais e internacionais de surfe e possui boa infraestrutura de restaurantes, barracas e chuveiros. Está localizada a 20km do centro de Floripa.

Praia da Barra da Lagoa

A praia da Barra da Lagoa é a que tem a melhor infraestrutura da Costa Leste cheia de opções de hospedagem e restaurantes. Ela tem 650km de extensão mas se confunde com as areias da praia de Moçambique, o que faz com que as duas juntas tenham aproximadamente 8km de extensão. Por lá, a pesca artesanal é bastante presente fazendo com que muitos dos restaurantes sejam especializados em peixes e frutos do mar.

Lá também fica o Canal da Barra da Lagoa que faz a ligação entre a Lagoa da Conceição ao mar.

Praia da Barra da Lagoa
Praia da Barra da Lagoa
Praia Mole

Outra praia que tem entre seus frequentadores o público ligado ao surf. A orla é povoada de bares que garantem o “agito”, seja com música ao vivo ou com os Dj’s que embalam a galera. O bar do Deca, por exemplo é famoso por ser frequentado pelo público LGBTQIA+.

A praia propriamente dita tem aproximadamente 1km de extensão e ondas fortes.

Praia da Galheta

Essa é uma praia de nudismo muito famosa desde os idos de 70. Com características de praia primitiva e rodeada de natureza, ela é acessível por duas trilhas, uma delas mais curta que sai da Praia Mole e a outra que sai da Barra da Lagoa é considerada um pouco mais difícil.

Praia do Gravatá

Uma praia pequenina (com apenas 60 metros) e escondida. Poucos sabem sua existência e para acessá-la é preciso fazer uma trilha de dificuldade média ou chegar de barco.

Praias do Sul

São Praias menos urbanas, com pouca ou nenhuma infraestrutura, algumas delas, inclusive só podem ser acessadas por barco ou trilha.

Praia da Lagoinha do Leste

Acessada por trilhas (duas opções de trilhas longas) ou barco, a Praia da Lagoinha do Leste tem entretenimento além da praia, já que por lá o visitante poderá aproveitar lagoa, cachoeira e um costão com uma vista divina.

Uma das opções de trilha sai da Praia do Pântano do Sul. Possui uma duração média de 1h, mas possui trechos bem íngremes e é considerada com dificuldade de moderada a difícil. A segunda opção de trilha parte da Praia do Matadeiro, margeia a costa e deslumbra vistas incríveis, contudo o tempo de percurso é maior, cerca de 3h, e a dificuldade também é alta.

Quem opta por ir de barco (de pescadores) pode se dirigir a Praia do Pântano  doSul ou da Armação.

Praia do Pântano do Sul

Uma vila de pescadores com uma pequena infraestrutura turística. Possui um mar tranquilo, excelente para o banho de mar e uma faixa de areia larga.

É lá que fica o famoso Bar do Arante, famoso por sua decoração cheia de bilhetinhos de clientes ocupando praticamente todas as paredes do espaço.

Praia da Armação

Com mar mais agitado na porção norte e mais tranquilo na porção sul, a Praia da Armação possui cerca de 2km de extensão e mar agitado.

Nos arredores há infraestrutura de hospedagem, além de bares e restaurantes e está próxima a Lagoa do Peri.

Praia da Armação
Praia do Campeche

Tem como seu plano de fundo a Ilha do Campeche (que falaremos mais a frente nesse artigo). Tem dunas, vegetação de restinga, areia branca e ondas muito procuradas pelos surfistas.

Praia de Ribeirão da Ilha

Uma relíquia de Florianópolis, a Praia de Ribeirão da Ilha ainda mantém a arquitetura dos séculos XVIII e XIX preservada e os hábitos e os traços da cultura açoriana.

Vem se desenvolvendo como um polo gastronômico da ilha nos últimos anos.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é a única ilha do Brasil tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Por lá é possível aproveitar sua praia de águas transparentes ou fazer trilhas para observar inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos.

Da Praia da Armação, Praia do Campeche e Praia da Barra da Lagoa saem barcos e escuna que fazem a travessia para a Ilha.

Como ainda não tive a oportunidade de conhecer a Ilha, apesar de algumas tentativas, deixo aqui um post do blog Viaje Casal para quem quiser ter maiores informações: Ilha do Campeche – Florianópolis.

Centro de Florianópolis

No centro histórico você poderá visitar inúmeros pontos turísticos como o Mercado Público de Florianópolis, a Catedral Metropolitana, a Praça XV, o Museu Casa Victor Meirelles, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Souza), o Museu do Homem do Sambaqui, o Museu O Mundo Ovo de Eli Heil e a Casa da Alfândega para fazer umas comprinhas.

Ponte Hercílio Luz

Um dos pontos turísticos mais famosos de Floripa é a Ponte Hercílio Luz. Ela ficou desativada por 28 anos (de 1991 até 2019), e agora a ligação a mais antiga ligação entre o continente e a ilha encontra-se reaberta.

Um bom local para conseguir uma boa foto da ponte é ao longo da Av. Beira Mar ou do Forte Santana.

No período da noite a ponte conta com uma iluminação toda especial trazendo todo um charme diferenciado para ela. Vale a pena visitar tanto de dia quanto de noite.

Ponte Hercílio Luz
Ponte Hercílio Luz

Lagoa da Conceição

Um bairro e uma lagoa de mesmo nome, que juntos formam um ponto turístico famoso da ilha.

A lagoa, que é a maior de Floripa, está situada no centro geográfico da ilha e é um local cheio de atrações. Por lá é possível praticar esportes náuticos, caminhadas, passeio de pedalinho e barco, stand up paddle, piquenique, passeio de caiaque entre outras atividades.

Por lá também é possível encontrar algumas construções da época colonial ainda preservadas, além de lojinhas de artesanato espalhadas pelo seu entorno que vendem as tradicionais bilro em forma de vestidos, toalhas, cortinas. Inclua no roteiro a feirinha da Av. das Rendeiras.

Uma dose de cultura também pode ser encontrada no ponto turístico natural mais conhecido da cidade, no Canto dos Araçás fica o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. A igreja foi erguida em 1750 e ainda preserva os sinos doados por D. Pedro II em 1847.

Ao redor dos quase 19km quadrados desse espelho d’água, que ainda é um polo gastronômico e da vida noturna da cidade, concentrando diversos cafés, restaurantes e bares com música ao vivo, ou seja, dá pra desfrutar mais de um dia só curtindo as atividades na Lagoa da Conceição.

Bairro de Ribeirão da Ilha

Considerado visita quase que obrigatória nos roteiros de viagens, o bairro de Ribeirão da Ilha é um lugar bucólico de Florianópolis. Preserva as construções típicas da cultura açoriana e do período colonial do Brasil, além de ser um prato cheio para os amantes de ostras, pois a região é considerada como uma das melhores no quesito de produção de ostras do país.

Estando lá não deixe de passar pela Praia de Roieirão da Ilha, pelo Centro Colonial, pelo Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e pela Igreja Nossa Senhora da Lapa.

Bairro de Santo Antônio de Lisboa

Outro bairro histórico de Florianópolis e mais um núcleo da imigração de açorianos no país com casario histórico preservado.

Dentre os principais pontos a serem visitados estão a primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina (calçadão da Praça Roldão da Rocha Pires), a Igreja de Santo Antônio, o antigo Posto da Alfândega e a casa onde se hospedou Dom Pedro II (atual restaurante Villa do Porto).

Fortalezas e Fortes em Florianópolis

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Localizada na Praia do Forte (porção norte da ilha) e acessada através de uma trilha, ela foi  construída pelos escravos no século XVIII no e fica alto do Morro Ponta Grossa.

Com suas muralhas densas essa fortificação guarda inúmeros artefatos da era do Brasil Colônia que podem ser encontrados dentro da Casa do Comandante.

Na alta temporada funciona de 9h às 19h e na baixa temporada ela fecha um pouco mais cedo, às 17h. O valor é de R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 a meia.

Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim

Apesar de estar localizada numa ilha (Ilha de Anhatomirim) e hoje estar sob a jurisdição do Município de Governador Celso Ramos, essa Fortaleza fazia parte da defesa de Floripa no século XVIII e pode ser facilmente acessada a partir da cidade.

Lá dentro você irá encontrar a Casa do Comandante, o Quartel da Tropa, Portada, além de exposições culturais e artísticas itinerantes e a Baía dos Golfinhos.

Para chegar lá a partir de Florianópolis você pode embarcar e escunas que parte do Trapiche da Beira Mar Norte ou embaixo da Ponte Hercílio Luz ou também das Praias Canasvieiras e Sambaqui, além de claro diretamente do Município de Celso Ramos. Os passeios de barco tem uma duração média de 6h.

Assim como na Fortaleza de São José da Ponta Grossa ela funciona de funciona de 9h às 19h e na baixa temporada até às 17h. As embarcações podem ficar atracadas na ilha até às 18h.

O ingresso custa R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 a meia e você pode comprar um ingresso duplo já incluindo a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que vamos falar a seguir, que custa R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Outra fortaleza localizada numa ilha (Ilha de Ratones). O local que estava em estado de ruínas começou a ser restaurado no início dos anos 90 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os pontos que chamam atenção são o Forte, a Portada, a Fonte D’Água e o Aqueduto.

O acesso é feito através de escunas que partem próximo à ponte Hercílio Luz ou pelos trapiches da Beira Mar Norte além da Praia de Canasvieiras.

O horário de funcionamento e o preço do ingresso é o mesmo já citado nas outras fortalezas. De 9h00 às 19h0 na alta temporada e até as 17h na baixa. O valor da entrada é R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 a meia ou ingresso duplo incluindo a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim por R$ 10,00 e R$ 5,00 meia.

Forte de Sant’Ana do Estreito

Esse forte conhecido por muitos simplesmente como Forte de Santana está na altura do estreito entre a ilha de Santa Catarina e o continente, próximo a Ponte Hercílio Luz.

Foi tomado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e abrigou por um tempo o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina (Museu de Armas Major Lara Ribas), que atualmente ocupa um novo local.

Além de ter uma vista excelente para a ponte que é um dos principais pontos turísticos da ilha, este é considerado um excelente local para assistir ao pôr do sol.

Trilhas em Florianópolis

Para aqueles que gostam de curtir uma trilha, podem ficar tranquilos pois em Florianópolis tem muitas opções. Algumas delas, inclusive, nós já comentamos aqui ao longo desse artigo como a Trilha da Lagoinha do Leste. Contudo, existem algumas outras como a Trilha das Piscinas Naturais, a Trilha da Costa da Lagoa e a Trilha do Caminho da Gurita que finda em uma cachoeira.

O blog Tire a Bunda do Sofá tem um artigo incrível sobre as Trilhas em Florianópolis.

Mirantes em Florianópolis

Olhar a cidade de cima também é um passeio que deve ser incluído no seu roteiro e Florianópolis conta com uma série de mirantes que irão lhe proporcionar vistas e perspectivas incríveis da Ilha.

O Mirante do Morro da Lagoa oferece uma bela vista da Lagoa da Conceição e das praias da Barra da Lagoa, Galheta e Mole. Há estacionamento no local e alguns restaurantes no entorno.

o que fazer em Florianopolis
Mirante do Morro da Lagoa,

Com uma baita infraestrutura o Mirante Ponto de Vista fica na outra extremidade da Lagoa da Conceição, ele conta com restaurantes, cafés e lojinhas de artesanato. Não há cobrança de taxa para acesso, apenas o estacionamento é cobrado. Achei a vista desse mirante incrível, especialmente porque a minha visita foi muito perto do horário do pôr-do-sol.

Um outro pequeno mirante que pode ser visitado é o Mirante na Av. Beira-Mar Norte, ele é um pequeno deck de madeira com vista para a avenida, para a baía sul e também para a Ponte Hercílio Luz.

Você também pode incluir na sua visita o Mirante do Morro da Cruz, Mirante da Praia Brava e o Mirante do Morro das Pedras.

Mirante Ponto de Vista em Florianópolis
Mirante Ponto de Vista

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma atração que eu sempre recomendo eu qualquer destino. Eu já tinha tido a oportunidade de conhecer as unidades de Ubatuba, em São Paulo e Praia do Forte, na Bahia, mas o projeto sempre acaba ensinando alguma coisa nova e é sempre muito divertido.

O Projeto Tamar de Florianópolis fica na Barra da Lagoa e conta com infraestrutura de cinco tanques de observação onde é possível encontrar cinco espécies de tartarugas marinhas que fazem desova no Brasil, além de totens com vídeos e exposições e uma loja para venda dos produtos TAMAR.

O ingresso custou R$ 12,00 por pessoa (novembro de 2016) e ainda conseguimos acompanhar uma visita guiada que havia acabado de começar. Foi a menor unidade que eu acabei conhecendo, mas ainda assim valeu a pena.
o que fazer em florianopolis
Projeto Tamar

Outros atrativos

Além de todos os atrativos descritos acima, você também pode visitar:

  • A Lagoa do Peri;
  • Praça Hercílio Luz e Parque da Luz:

Onde comer em Florianópolis

A ilha conta com diversos lugares legais para comer e beber e são tantas as opções que muitas vezes fica até difícil se decidir.

Bar Books & Beers

Para uma experiência diferente eu escolhi o Bar Books & Beers, que fica na Lagoa da Conceição. O conceito desse bar é bem interessante. Ao entrar, você se depara com uma pequena biblioteca e no andar de cima está o bar, com uma bela vista para a Lagoa. O bar não serve almoço, mas sim uma variedade de petiscos “gourmetizados” e as opções que escolhemos estavam sensacionais. Eles também servem alguns tipos de cervejas artesanais. O nosso pedido foi uma porção de 04 mini hambúrgueres de linguiça e carne bovina e batata chips rústicas que eles preparam na hora, e o preço é bem justo pelo que foi servido.

o que fazer em Florianópolis
Books & Beers

Churrasquim

Nas proximidades do Shopping Beira Mar resolvi conhecer um bar chamado “Churrasquim”, que eu recomendo. O bar é especializado em espetinhos, mas também conta com outras opções de pratos e petiscos e tem o cardápio “gourmetizado”, porém não muito caro (a média do valor dos espetinhos é de R$ 10,00).

O que fazer em Florianópolis a noite

Veja alguns locais para visitar a noite em Florianópolis:

– John Bull Floripa;
– Cafe de La Musique;
– Cervejaria Beer and Pork;

Melhor época para visitar Florianópolis

Se você está se perguntando quando ir a Florianópolis saiba que a melhor opção de data pode não ser no verão, pois esta, apesar de ser a estação mais quente, também é a mais chuvosa. Além disso, o preço das hospedagens sobem consideravelmente e o trânsito na ilha se intensifica bastante.

Já no fim do verão e inicio do outono (março, abril e até meados de maio) os dias ainda são quentes, chove menos e os preços ficam mais baixos.

Onde ficar em Florianópolis

Veja nossas sugestões de hospedagem na cidade:

Innbox Centro Hostel
Classificação dos usuários do booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 86,00 para uma pessoa em dormitório misto
Oferece: Lounge compartilhado, wi-fi gratuito, recepção 24 horas, bar e é pet friendly.
*Já foi uma das minhas opões de hospedagem na cidade

Pousada Canajurê
Classificação dos usuários do booking: 9,4
Valor médio da diária: R$ 120,00 para um casal
Oferece: Café da manhã, estacionamento privativo e  Wi-Fi gratuito.

Ibis Florianópolis
Classificação dos usuários do booking: 8,0
Valor médio da diária: R$ 234,00 para um casal em apartamento duplo standard
Oferece: Estacionamento e café da manhã (cobrados a parte), wi-fi gratuito, bar e é pet friendly.
*Já foi uma das minhas opões de hospedagem na cidade

Costa Norte Ingleses Hotel
Classificação dos usuários do booking: 9,0
Valor médio da diária: R$ 311,00 para um casal em apartamento superior
Oferece: Café da manhã, piscina coberta, quadra de tênis, salão de jogos, academia, quadras de futebol, voleibol e basquete, lounge de TV, sauna, banheira de hidromassagem, tratamentos de spa, estacionamento gratuito, bar e está a beira-mar na Praia dos Ingleses. Os quartos contam com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, frigobar, secador de cabelo, telefone, cofre e TV a cabo.

Solar Beach Hotel
Classificação dos usuários do booking: 9,4
Valor médio da diária: R$ 418,00 para um casal em quarto deluxe com vista para o mar
Oferece: Café da manhã, piscina ao ar livre, jardim, terraço, Wi-Fi gratuito, tênis de mesa no local, aceita pets, possui bar e está a beira-mar.

Nenhuma das opções acima te agradou? Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para o seu perfil de viajante. Envie um email para contato@odiariodeumaviajante.com.br e conte conosco para encontrar o seu hotel ideal.

*Reservando seu hotel através do Booking.com o blog ganha uma pequena comissão, mas você não irá pagar nada a mais por isso.

Quantos dias ficar em Florianópolis

Essa é a pergunta que não quer calar. Florianópolis é uma cidade cheia de atrativos, e mesmo que você passe 30 dias por lá teria coisas para fazer. Nem todo mundo tem tanto tempo disponível por isso acredito que essa é uma cidade para muitas visitas.

Pensando nisso, vamos dar algumas sugestões de roteiro para 1, 2, 3, 4 e 5 dias em Florianópolis.

Roteiro dia a dia em Florianópolis

O que fazer em Florianópolis em um dia

Se você tem apenas um dia para conhecer a cidade vai precisar se concentrar numa porção da ilha para aproveitar seu tempo. Minha sugestão seria concentrar-se nos atrativos da porção centro e leste:

  • Visitar a Lagoa da Conceição
  • Ir até o Mirante do Morro da Lagoa
  • Conhecer a Praia da Joaquina e suas dunas
  • Passear na Av. Beira Mar e Na Ponte Hercílio Luiz

O que fazer em Florianópolis em 2 dias

Concentrar a visitação na porção norte da ilha:

  • Conhecer a Praia de Jurerê Internacional
  • Dar um pulo na Praia dos Inglêses
  • Conhecer a Praia do Forte e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  • Esticar até o bairro de Santo Antônio de Lisboa

O que fazer em Florianópolis em 3 dias

  • Passeio de barco de dia inteiro para a Ilha do Campeche

O que fazer em Florianópolis em 4 dias

  • Conhecer a Praia de Pântano do Sul
  • Conhecer a Praia de Lagoinha do Leste
  • Esticar até o bairro de Robeirão da Ilha

O que fazer em Florianópolis em 5 dias

  • Passeio de barco pelas Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
  • Caso sobre tempo, conhecer as atrações do centro como o Mercado Público

As dicas do nosso roteiro dia a dia  são apenas uma sugestão de como dividir seus dias na cidade, mas você pode sempre adaptar excluindo atrações que não lhe interessam ou, ao contrário, incluindo outros atrativos caso tenha mais tempo ou mesmo passeios que lhe parecerem mais interessantes.

O que fazer em Florianópolis com chuva ou frio

Se você pegar um tempo ruim durante a sua viagem saiba que ainda existe um jeito de salvar o seu roteiro. É certo que as melhores atrações em Florianópolis estão ao ar livre, mas no caso de mal tempo, você pode montar um plano B a partir das atrações cobertas.

Conhecer a fundo os bares e restaurantes do Mercado Público renderá um delicioso passeio gastronômico. Se você gosta de museus as opções podem ser o Museu Casa Victor Meirelles, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu Histórico de Santa Catarina, o Museu do Homem do Sambaqui, o Museu O Mundo Ovo de Eli Heil.

Para os dias chuvosos o Projeto Tamar pode ser também uma opção para não perder o dia, assim como conhecer a Catedral Metropolitana. 

Para aqueles que não perdem a oportunidade de fazer compras enquanto viajam, pode aproveitar o dia frio ou encoberto para visitar a Casa da Alfândega.

Onde fica e como chegar em Florianópolis

Localizada no litoral do Estado de Santa Catarina, sendo uma porção da cidade localizada no continente e a outra porção distribuída entre uma ilha principal e outras ilhotas.

De Avião

A cidade conta com um aeroporto (Aeroporto Internacional Hercílio Luz) que recebe voos das principais capitais do país.

De carro

Quem vem da direção norte (como opor exemplo São Paulo ou Curitiba) ou sul do país (como Porto Alegre) de carro pode pegar a BR-101.

De ônibus

Partindo de São Paulo a Viação Catarinense ou Viação Eucatur fazem o trajeto em pouco mais de 12h de viagem com valor da passagem a partir de R$ 190.

De Curitiba há várias companhias que cobrem esse trecho como a Viação Catarinense ou Viação Eucatur, além da 4bus, Nordeste, Expresso do Sul e outras. O tempo aproximado de viagem é de 6h e o valor do trecho sai a partir de R$ 100.

Já de Porto Alegre as empresas Santo Anjo, Eucatur e Nordeste realizam o trajeto. O tempo de viagem também é de aproximadamente 6h e o valor do bilhete fica em torno de R$ 160 (valores pesquisados em janeiro de 2023)

Clique no link a seguir para comparar preços de passagens de ônibus e comprar de forma online.

Principais distâncias:
– Florianópolis x Bombinhas – 76 km
– Florianópolis x Balneário Camboriú – 84 km
– Florianópolis x Beto Carreiro – 126 km
– Florianópolis x Blumenau – 146 km
– Florianópolis x Curitiba – 305 km
– Florianópolis x Curitiba – 462 km
– Florianópolis x Curitiba – 693 km

*As distâncias são aproximadas e podem variar de acordo com o local de onde você está saindo

Como se locomover em Florianópolis

A ilha conta com serviço de transporte público e apesar de ser a opção mais barata não é a mais indicada pra desbravar a ilha, que como já falamos, possui cerca de 54km de extensão de note a sul.

Se você dirige pense na possibilidade de alugar um carro para desfrutar cada cantinho da ilha e ficar mais a vontade com relação ao deslocamento. Eu recomento a RentCars para fazer sua cotação e encontrar os melhores preços.

Caso dirigir para você não seja uma opção você também pode contratar passeios com agências de turismo e em Florianópolis há muitas opções. Confira alguns no link da Civitaltis, parceira aqui do blog.

Como opção também há um ônibus turístico, Floripa By Bus, que custa R$ 140 e passa pelos principais pontos da ilha.

Mapa de atrações de Florianópolis

Veja no mapa abaixo as atrações e pontos turísticos que citamos ao longo desse artigo:

Arredores de Florianópolis

Se você tem mais tempo de viagem ou quer emendar a sua ida a Floripa com outras cidades vizinhas você deu sorte. Por lá há uma infinidade de destinos que podem ser combinados com a “Ilha da Magia” para deixar a sua viagem ainda mais rica e interessante.

Nós fizemos um artigo com 8 cidades para fazer bate e volta a partir de Florianópolis. Confira!

Outros artigos relacionados

– Muita diversão no Beto Carrero World

– Roteiro de 01 dia em Blumenau

O que fazer em Bombinhas

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.