O que fazer em Salvador em 1 dia: roteiro rápido pela cidade

O que fazer em Salvador em 1 dia| Vai fazer uma passagem rápida por Salvador mas ainda assim não quer deixar de conhecer os principais pontos turísticos? Veja nesse artigo uma seleção de atrações e passeios para fazer sua passagem na cidade valer a pena.

Para ler em seguida: 
15 aplicativos para otimizar sua viagem
Descubra se você é viciado em viajar

Neste roteiro de “O que fazer em Salvador em 1 dia” selecionamos as principais atrações da cidade para você visitar.

O que fazer em Salvador em 1 dia?

Mercado Modelo

O Mercado de 1912 é um mercado público com o artesanato típico da Bahia, comidinhas baianas, souvenires e etc.

Local ideal para comprar a sua lembrancinha da viagem, um presente para um parente ou provar os sabores exóticos das comidas baianas. Há uma área reservada para as lanchonetes com variedades de acarajé, abará, vatapá, moqueca baiana, entre outros.

Aliás, estando em Salvador, não deixe de provar o Acarajé da Dinha: O melhor acarajé da cidade.

Elevador Lacerda

De frente para o Mercado Modelo está a parte baixa do Elevador Lacerda. Esse elevador é utilizado pelos moradores locais para fazer o acesso da parte baixa para parte alta da cidade.

Um símbolo na cidade de salvador, ele foi inaugurado em 1873 e foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público.

Ao chegar na parte alta da cidade, na Praça Tomé de Sousa a vista é privilegiada para a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo.

o que fazer em salvador em 1 dia
Vista da Praça Tomé de Sousa

Monumento da Cruz Caída

Ainda na Praça Tomé de Sousa está o Monumento da Cruz Caída, inaugurado em 1999, construído em comemoração aos 450 anos de fundação da cidade, homenageia o desaparecimento da antiga Igreja da Sé, a Primacial do Brasil, construída em 1553 e demolida em 1933, para permitir a passagem de bondes até o terminal da Sé.

De autoria do artista plástico baiano Mário Cravo, o monumento de 12 m de altura, confeccionado em aço inox, faz referências plásticas à grandeza e a monumentalidade arquitetônica da antiga igreja.

Pelourinho

Se perder e se achar pela ruas de Salvador é uma atividade mais do que necessária. A aproximadamente 1km do Elevador Lacerda fica o Pelourinho, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco é um dos principais cartões postais de Salvador e o local onde foi filmado o famoso clip da música “They Don’t Care About Us” do Michael Jackson com o Olodum em sua visita ao Brasil.

Também conhecido carinhosamente como “Pelô”, lá estão algumas igrejas (apenas algumas das inúmeras que existem em Salvador), lojas de artesanato, restaurantes e centros culturais.

Inscreva-se grátis para um free walking tour no Pelourinho e centro histórico.

o que fazer em salvador em 1 dia: visitar o Pelourinho
Pelourinho

Farol da Barra

Com 1 dia em Salvador vale também visitar outro ícone de Salvador: o Farol da Barra, também conhecido como Farol de Santo Antônio.

Ele fica localizado dentro do Forte de Santo Antônio. Lá também fica localizado o Museu Náutico.

Quer saber mais sobre a história do desse lugar imperdível em Salvador? Não deixe de ler o artigo do blog Lugares de Memória: Farol da Barra: lugar de história, poesia e religião

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Para fechar o roteiro, quem é católico deve visitar a Igreja de Nosso Senhor tão Bonfim.

Apesar de não ficar numa zona turística é uma das mais visitadas da cidade. Ela é muito famosa pela tradição dos devotos de amarrar fitinhas nas grades que a cercam e é claro, fazer três pedidos.

1 dia em Salvador
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Acredito que esse seja um roteiro interessante para fazer por Salvador se você tiver apenas um dia para conhecer a cidade, mas é claro que a cidade conta com outras inúmeras opções de pontos turísticos.

Dica Esperta! Esse roteiro pode ser muito bem aproveitado por quem está fazendo um cruzeiro com parada em Salvador, já que os navios costumam fazer uma parada de 6 a 10 horas na cidade. Esse foi o roteiro que fiz quando passei de cruzeiro pela cidade.

Como circular em Salvador?

A partir do porto de Salvador, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, o Monumento da Cruz caída e o Pelourinho podem ser visitados a pé.

Para alcançar o Farol da Barra e a Igreja do Bonfim, será necessário o uso de um transporte público, o ônibus turístico de Salvador (Salvador Bus) ou Uber.

Onde comer em Salvador?

Nesse roteiro você pode aproveitar as muitas barraquinhas que ficam dentro do Mercado Modelo, de frente para o Elevador Lacerda.

Outra opção de restaurante boa e barata é o Restaurante Senac que fica no Pelourinho (Lgo do Pelourinho, 13). Um buffet variado e farto com toda a sorte de comida baiana que você poderá provar.

Roteiro de mais dias em Salvador

Vai ficar mais tempo em Salvador? Veja o nosso Roteiro completo de Salvador com dicas de hospedagem, vida noturna, dicas de como chegar e muito mais.

Bate e Volta a partir de Salvador

Alguns passeios bate e volta são bem tradicionais a partir de Salvador. Se você tem mais tempo na cidade vale a pena planejar uma ida até a Ilha de Itaparica, a Praia do Forte, ou como dizia Toquinho, passar uma tarde em Itapuã.

Outros posts relacionados

– Ilheus – Roteiro de um dia

Roteiro completo de Salvador

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
12 respostas
  1. Vou fazer uma conexão em SSA de 7hrs e estou encantado com o centro, as dicas me ajudaram bastante no planejamento, mas pela logistica não vou ir Igreja de Nosso Senhor do Bonfim…

  2. Vou chegar a Salvador às 10h45. A partir daí aguardar o check in no hotel. Vou fazer esse roteiro com minha esposa. Mas, onde deixar as malas para não precisar ficar carregando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.