O que fazer em Cachoeiras de Macacu RJ

O que fazer em Cachoeiras de Macacu | A cidade ainda é pouco conhecida para quem não é no estado do Rio, mas por lá ela é conhecida como “Terra das Águas Cristalinas”. Recheada de riachos e cachoeiras que podem facilmente ocupar um final de semana. Além disso, Cachoeiras de Macacu fica à apenas 102 km do Rio de Janeiro, ou seja, é alcançada rapidamente após 2h de viagem.

Veja também
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Decidi retornar a Cachoeiras de Macacu 11 anos depois da minha primeira visita, pois quando parei para rever as informações dessa viagem percebi que não tinha sido uma viagem muito proveitosa. Então fiz um roteiro recheado de cachoeiras e peguei a estrada para lá. Veja abaixo tudo o que você também pode fazer em Cachoeiras de Macacu.

2 dias em Cachoeiras de Macacu

O que fazer em Cachoeiras de Macacu

A cidade atrai seus visitantes em função dos poços, riachos e cachoeiras de águas cristalinas. E eles são inúmeros, alguns com fácil acesso e outros com acesso através de trilhas escorregadias, mas que valem ser encaradas para no final, contemplar mais um espetáculo da natureza. Confira nesse artigo a nossa seleção de pontos turísticos que podem ser visitados em Cachoeiras de Macacu.

Poço do Valério

O Poço do Valério é a opção de acesso facílimo, no centro do bairro do Valério. É possível estacionar o carro ao lado do poço. Por ser um poço sem dificuldade de acesso, ele acaba ficando cheio. O local é rodeado por barzinhos simples e também há um playground para as crianças.

2 dias em Cachoeiras de Macacu
Poço do Valério

Poço da Samambaia

É um belíssimo poço da cidade. Você pode localizar o início da trilha através do GPS. Ao chegar na placa sinalizada por “Samambaia” (vide foto abaixo), caminhe por aproximadamente mais 10 minutos pela trilha, que é bem demarcada, para alcançar o poço.

2 dias em Cachoeiras de Macacu
Poço da Samambaia
2 dias em Cachoeiras de Macacu
Poço da Samambaia

Pocinho

A trilha que leva a Cachoeira das Sete Quedas, no Bairro de boca do Mato, descortina outras surpresas. Depois de 5 minutos do início da trilha já é possível encontrar o pocinho. Primeira opção para se refrescar antes de seguir em frente.

2 dias em Cachoeiras de Macacu
Pocinho

Cachoeirinha Colibri

Outros 10 minutos de caminhada a partir do Pocinho alcança-se a Cachoeirinha do Colibri. Ótima para fazer uma hidromassagem natural.

2 dias em Cachoeiras de Macacu
Cachoeirinha do Colibri

Furna da Onça

A belíssima cachoeira da Furna da Onça, também faz parte desse circuito, porém há uma bifurcação sinalizando quem vai acessar a Furna da onça e quem irá seguir direto para as Sete Quedas, sugiro que conheçam as duas.

2 dias em Cachoeiras de Macacu
Furna da Onça

Cachoeira das Sete Quedas

A Cachoeira das Sete Quedas fecha o circuito, aproximadamente 30 minutos de caminhada depois da furna da Onça. Ela não possui poço para banho, mas vale admirar a sua queda de quase 60 metros de altura. (Foto destacada no início desse artigo).

Restaurante Defumados Rangel

Trata-se de um restaurante rústico, com venda de alimentos defumados, e há um riacho onde é permitido banho pelos clientes do restaurante, dá pra passar uma boa parte do dia curtindo esse rio, se estiver calor, pois as águas são muito geladas.

Outras atrações de Cachoeiras de Macacu

– Parque da Cidade
– Cachoeira de Santo Amaro
– Cachoeira do Jequitibá
– REGUA – Reserva Ecológica de Guapiaçu
– Pedra do Faraó (ou Pedra da Visão)
– Parque Estadual dos Três Picos (abrange os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Silva Jardim, Guapimirim e Teresópolis).
– Cachoeira do Tenebroso
– Tanque Grande, considerado um dos mais bonitos poços das redondezas.
– Parque Terra Santa (santuário ecológico e religioso)
– Cachoeira da Terceira Dimensão
– Ruinas da Igreja de São José da Boa Morte
– Poço das Bruxas
– Cachoeira do Roncador
– Poço das Meninas
– Cachoeira Bico da Chaleira
– Cascata da Regua
– Cachoeira da Banheira
– Lagoa Azul
– Poço do Escorrega
– Cachoeira do Amor
– Cachoeira da Lage
– Poço da Gruta
– Cachoeira do Vale Perdido
– Prainha do Guapiaçu
– Cachoeira do Secreto
– Cachoeira do Alfa 1
– Cachoeira do Veu
– Cachoeira do Salto
– Cachoeira do Gravata
– Poço Três Pedras
– Cachoeira do Messias
– Poço do Amor
– Poço do Escritório
– Cachoeira da Quizanga
– Poço das Borboletas
– Pedra do Colégio
– Pedra da Mariquita
– Mirante da Serra de Cachoeiras de Macacu
– Casa da Arte Wellington Lyra – CAWELL
– Acampamento Vale das Águas (Sítio para lazer)

O que fazer em Cachoeiras de Macacu a noite

A cidade não possui uma vida noturna agitada, mas ainda assim existem algumas opções para quem quer aproveitar a noite na cidade. Você pode sair para jantar em algum restaurante ou aproveitar um barzinho e ficar de olho de se tem algum evento programado no calendário local.

Outra opção é reservar uma pousada ou hotel ou pousada super aconchegante que ofereça opções como serviços de spa e hidro e aproveitar essas comodidades para relaxar no horário noturno, já que durante o dia seus horários estarão preenchidos com as diversas opções de passeios possíveis.

Onde comer em Cachoeiras de Macacu

– Restaurante Defumados Rangel
– O Nosso Restaurante
– Restaurante Santa Mônica
– Armazém da Gula
– Tango e Carne

Onde se hospedar em Cachoeiras de Macacu

Se você vai se hospedar na cidade? Temos um post completo com opões de hotéis, pousadas e albergues para a sua escolha.

Clique no banner abaixo para ver onde se hospedar em Cachoeiras de Macacu e desfrute da melhor estadia para você e seu bolso enquanto explora as belezas da região.

Onde se hospedar em Cachoeiras de Macacu?

Quando ir para Cachoeiras de Macacu

Se você está pensando em aproveitar a infinidade de cachoeiras em Cachoeiras de Macacu a melhor época para visitar a cidade é durante o verão, quando os dias são mais quentes. Contudo, vale saber que essa também é uma época bastante chuvosa, por isso, vale a pena ficar de olho a previsão do tempo.

No período das férias, festas e feriados as cachoeiras e poços costumam ficar mais cheios, por isso, como opção o outono e a primavera também são estações do ano que garantem de dias bonitos e pontos turísticos mais tranquilos.

Quantos dias ficar em Cachoeiras de Macacu

A lista de atrativos da cidade cresceu tantos nos últimos tempos que daria para bolar um roteiro de uma semana por lá, contudo, se você não tem esse tempo, planeje um final de semana com os atrativos que lhe parecem mais legais e volte outras vezes para aproveitar o que tiver ficado de fora do roteiro.

Como chegar Cachoeiras de Macacu

De carro

O acesso a Cachoeiras de Macacu, para quem vai de carro pode ser feito através de Magé e Guapimirim pela RJ-122 ou logo depois de Itaboraí, pela RJ-116.

De ônibus

Saindo da Rodoviária Novo Rio ou de Niterói a empresa 1001 faz o trajeto que dura em torno de 2h e tem passagem em torno de R$ 40 – R$ 50. Você pode comprar a sua passagem de forma online aqui.

Principais Distâncias

Nova Friburgo x Cachoeiras de Macacu: 38 km
Guapimirim x Cachoeiras de Macacu: 45 km
Magé x Cachoeiras de Macacu: 58 km
São Gonçalo x Cachoeiras de Macacu: 75 km
Niterói x Cachoeiras de Macacu: 85 km
Rio de Janeiro x Cachoeiras de Macacu: 102 km

*As distâncias são aproximadas e irão depender do local de onde você está saindo

Como circular em Cachoeiras de Macacu

Cachoeiras de Macacu figura entre os 15 maiores municípios em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 956,1 km² de acordo com o site do IBGE, o que significa que nem todos os pontos turísticos estão próximos um do outro ou são atendidos pelo transporte público da região (na verdade a maioria deles não é). Nesse caso, a melhor maneira de transitar e fazer seu roteiro com liberdade é estando de carro.

Se você precisa alugar um carro para essa viagem, nós sugerimos que você compare os preços na Rentcars. A empresa é um excelente comparador, buscando nas principais locadoras para oferecer a melhor opção disponível. Eu sempre utilizo a Rentcars nas minhas viagens quando preciso alugar um carro.

Arredores de Cachoeiras de Macacu

Outras cidades que ficam nos arredores de Cachoeiras de Macacu e que podem render uma viagem complementar são: Tanguá, Nova Friburgo, Rio Bonito e até Guapimirim.

Curiosidades sobre Cachoeiras de Macacu

O significado de “Macacu” pode variar dependendo do contexto em que é utilizado. No entanto, em relação à cidade de Cachoeiras de Macacu, o nome é uma referência ao Rio Macacu, que corta a região. O termo “Macacu” é de origem tupi-guarani e significa “rio dos macacos” ou “rio das macacas”.

Outros artigos relacionados

–  O que fazer em Aldeia Velha

O que fazer em Sana Rio de Janeiro: Conheça as cachoeiras e mais

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
35 respostas
  1. Me desculpe mas pedir pra ignorar a placa de Propriedade Particular, não é o correto! como assim? Em outros locais as pessoas não entram e aqui pode tudo? Em Lumiar tem que pagar pra ter acesso aos poços e cachoeiras…eu hein?

    1. Olá Sra. Lilian,
      Agradeço pelo comentário. Peço para ignorar a placa pois a porteira fica aberta aos visitantes e não há nenhuma pessoa no local cobrando pelos ingressos. Minha ideia é promover a cidade, que é pouco conhecida inclusive entre os cariocas, de maneira positiva e não de maneira negativa. Se tiver uma sugestão melhor de como colocar essa frase por favor me avise. Espero que tenha gostado do restante do post.
      Um grande beijo e obrigada pela visita.

  2. Poxa, muito obrigado pelo roteiro.

    Município desconhecido, mas muito belo. Participei de uma corrida de quadriciclos lá, muitos visuais deslumbrantes. Você sabe me dizer sobre a cachoeira 3D? Acredito que seja por lá também….

  3. Parabéns Debora pelo trabalho… Cachoeiras de Macacu perde muito por não ter um trabalho voltado para o turismo, principalmente o rural e de sustentabilidade. Uma gestão pública voltada pra essa área nos daria um retorno muito rápido de crescimento da cidade. Temos tudo pronto pela natureza, só falta o setor público e privado se unirem para isso acontecer, esse é o caminho. Lembrando que só estamos a 1:30 do centro do Rio. Abçs

  4. Boa noite. Queria saber como chegar no inicio da trilha das sete quedas. Se tem condução que deixe próximo ao inicio da trilha ou o acesso só de carro. Obg

  5. Olá, pretendo viajar para Cachoeira de Macacu, ficarei 4 dias durante a semana,no mês de outubro. Mas, não consegui montar um roteiro completo porque não sei se tem lugares que uma idosa ativa consiga ir , ter acesso pela circunstâncias . Nada com muitas trilhas,mas pode ter caminhadas que não tem nada que nos impeça. E o mais importante nossos percursos serão feitos de uber ou 99. Você saberia nomes de poços ou cachoeiras? Minha localização será no Centro de Cachoeira de Macacu.

  6. Obrigada por esse review, Débora! Me ajudou muito. Eu e meu namorado temos muita vontade de conhecer as cachoeiras, mas não temos carro e alugar um ainda fica meio caro para nós. Você tem alguma ajuda para solucionar isso? Existem meios de transporte disponíveis por lá? Desde já, obrigada!

    1. Oi Débora, eu que agradeço a sua vinda até o blog.
      Infelizmente as cachoeiras ficam em locais que não tem acesso por transporte publico. Talvez uma solução seja fechar com algum uber para levar e buscar nos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.