O que fazer em Saquarema: As Melhores Dicas de Praias e Atrações

O que fazer em Saquarema | Saquarema é uma cidade de praia da Região dos Lagos no Rio de Janeiro, e fica a uma distância de aproximadamente 100km do centro do Rio, não muito longe para quem quer passar um final de semana na praia.

Para ler em seguida:
15 dicas para viajar barato
8 livros de viagem para te inspirar

Seja pra admirar o mar, observar os surfistas nas ondas agitadas, relaxar na areia da praia, passear sem rumo ou visitar a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no topo da colina que deslumbra incrível da orla e da cidade, Saquarema já é hoje um destino que deve ser levado muito em conta na hora de pensar numa viagem para a Região dos Lagos, e nesse post te contamos o porquê.

O que fazer em Saquarema? Conheça a Praia da Vila e Prainha
Praia da Vila e Prainha no centro de Saquarema

O que fazer em Saquarema

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Cartão Postal de Saquarema e vista de quase todos os pontos da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré fica no alto de uma colina e data do século XVII. Lá de cima a vista é incrível para a Praia da Vila, Praia da Barrinha, Praia de Itaúna e para o centrinho.

O que fazer em Saquarema? Conheça a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Centrinho e Praça da Vila

A praça que fica no centrinho (Praça da Vila), conta com uma feirinha de artesanato que rola todos os finais de semana, além de um playgrond infantil e lojinhas de souvenires.

Praça em Saquarema
Praça em Saquarema

Templo do Rock

Trata-se da casa onde viveu Serguei, roqueiro e vocalista da banda Pandemonium. Nos últimos anos de vida foi cantor oficial do grupo Hells Angels, um motoclube internacional. Se apresentou, inclusive, em quatro edições do Rock in Rio (1991, 2001, 2011 e 2013).

Ele faleceu em 7 de junho de 2019, aos 85 anos, e enquanto vivo a recepção era feita pelo mesmo que contava suas histórias sobre o Fesival Woodstock de 1969 e sobre seu suposto affair com a cantora Janes Joplin (não confirmada até a morte da mesma em 1970).

Atualmente o espaço é mantido como Patrimônio Cultural da cidade e fica sob os cuidados sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da prefeitura.

Todo roqueiro que se preze, estando em Saquarema deve visitar o Templo do Rock, a casa-museu expõe discos, livros, cartazes, prêmios, peças de roupas, filmes VHS e outros materiais relacionados a vida desse cantor, que permaneceu na ativa mesmo com mais de mais de 70 anos de idade.

Há ainda uma previsão de revitalização para que o Templo do Rock ganhe um  novo espaço com o conceito de pub inglês da década de 1960, oficinais de violão e ainda a instalação de uma estátua do cantor. A prefeitura estima que a revitalização esteja concluída no segundo semestre de 2022.

Centro de Desenvolvimento de Voleibol

Além de ser a cidade do surfe, Saquarema também incentiva um outro esporte: o vôlei. É lá que fica o Centro de Desenvolvimento do Voleibol coordenado pela CBV (Confederação Brasileira de vôlei). O espaço tem mais de 100 mil m² e possui toda a estrutura necessária para a formação e treinamento dos atletas como alojamento, quadras, piscinas, salas de musculação e etc.

Saiba Mais:
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento
Descubra se você é viciado em viajar

Nesse mesmo complexo também fica o Museu do Volei que guarda medalhas, troféus, fotos e camisas além de outros itens. Fica localizado entre a lagoa e a praia na Av. Salgado Filho, nº7.000, no bairro de Barra Nova. As visitas ocorrem de segunda a sexta de 8:00h às 17:00h e sábados e domingos de 8:00h às 15:00h. Não é cobrado nenhum valor de ingresso, mas confirme sua visita antes de se dirigir ao local pelo telefone (22) 2655-6000, pois em algumas situações as visitas podem estar interditadas.

Mirante Morro da Cruz

Nesse mirante é onde se tem a melhor vista da Lagoa de Saquarema e também a placa com os dizeres “Eu Saquarema”, onde os visitantes adoram registrar uma foto.

O local tem fácil acesso, com rampas e estacionamento. Também há uma lanchonete no local.

Mirante Morro da Cruz com vista para a Lagoa de Saquarema
Mirante Morro da Cruz com vista para a Lagoa de Saquarema

Lagoa de Saquarema

Outro lugar que pode ser aproveitado é a Lagoa de Saquarema, que fica a uma pequena caminhada da Praia da Vila.

É um ótimo local para curtir o final do dia, observando os moradores locais ou só mesmo para aproveitar e tomar um choppinho num de seus quiosques.

A lagoa também é procurada para a prática e esportes náuticos, como stand up paddle e no verão acontecem passeios de barco.

Cachoeiras em Saquarema

Se você é como eu, aficionado por cachoeiras, saiba que Saquarema possui algumas cachoeiras escondidas, como a Cachoeira do Roncador. Elas não são muito faladas, mas podem render um dia inteiro de passeio. É indicado o acompanhamento de guia.

Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada

Um museu a céu aberto e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que apresenta um sambaqui de mais de quatro mil anos e três esqueletos indígenas.

Mas o que são Sambaquis? Segundo o Dicio, “São camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.”

Se você se interessa por esse tipo de turismo, não deixe de fazer uma visita ao local. A entrada é franca.

Trilha de Saquarema – TranSaquarema

A TranSaquarema tem aproximadamente 86 km de extensão e 3000 metros de desnível positivo que atravessa todo o município.

Ela é totalmente sinalizada (física e digitalmente) ela explora diversos atrativos naturais como serras, montanhas, reservas ecológicas, praias, lagoas, mirantes, riachos e cachoeiras.

A trilha de longo curso conecta 15 bairros por caminhadas em meio a natureza e está subdividida em 8 trechos. Ela também integra o município de Saquarema na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso que interliga todo o país através desse caminho ligando o Oiapoque ao Chuí.

Casa da Praia

O Casa da Praia é um restaurante com cara de beach club em Saquarema. O espaço que se auto denomina um “polo gastronômico” conta com espaço kids, loja de roupas e estúdio de tattoo, além de chuveirão e espreguiçadeiras com vista para o mar.

Localizado na praia de Itaúna, é um ótimo local para passar um dia ensolarado curtindo uma vibe praiana.

Praias de Saquarema

Saquarema também oferece opções de praias para a família. São várias praias a disposição dos visitantes:

Praia de Itaúna

A Praia de Itaúna é a preferida dos surfistas. Lá as ondas chegam a mais de três metros e é considerada uma das melhores praias para surfe do Brasil. É nela que rolam os campeonatos, geralmente no meado do ano.

Praia da Vila

Apesar de também ter a presença de surfistas, famílias frequentam a área, cheia de quiosques, bares e restaurantes.

Boqueirão

Essa praia é uma continuação da Praia da Vila. Por lá você vai encontrar algumas barracas e muitas casas de veraneio.

Prainha

Localizada entre a colina onde fica a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e a Praia da Praia da Vila.

Praia de Vilatur

Mais afastada, distante 15km do centro, há muitas casas de veraneios e o clima de calmaria paira no ar. Por lá também há quiosques, famílias e claro, surfistas.

Praia de Vilatur em Saquarema
Praia de Vilatur

Outras praias

Além das praias citadas, você também pode incluir na lista as praias de Barra Nova, Jaconé e Massambaba.

O que fazer em Saquarema a noite – Vida Noturna

No centrinho e Centrinho e Praça da Vila ficam bares, restaurantes, loja de lembrancinhas, um parquinho infantil e até uma feitinha de artesanato nos finais de semana. É uma forma mais tranquila de aproveitar a noite em Saquarema.

Quantos dias ficar em Saquarema

Como falamos acima, Saquarema cresceu para o turismo e hoje conta com atrativos que podem ser desfrutados num final de semana, ou num feriado prolongado.

De acordo com a nossa sugestão de nosso roteiro nesse artigo, você terá dias que poderão ser preenchidos com atividades distintas, além de claro, muitas praias.

Roteiro dia a dia em Saquarema

Dia 1

  • Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
  • Centrinho e Praça da Vila
  • Templo do Rock
  • Centro de Desenvolvimento de Voleibol
  • Lagoa de Saquarema

Dia 2

  • Mirante Morro da Cruz
  • Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada
  • Aproveite o tempo livre numa praia a sua escolha

Saquarema e o surfe

Se você pensar em surfe no estado do Rio de Janeiro, você tem que ter Saquarema em mente. A cidade, conhecida por ser o paraíso dos surfistas e com ondas em quase todas as suas praias, é sede de etapas de campeonatos nacionais e internacionais do esporte, como o WCT e o SuperSurf.

Se você não tem a menor intimidade com as ondas mas quer começar a se aventurar na modalidade, em Saquarema também tem algumas escolinhas de surfe para quem está iniciando.

Onde comer em Saquarema

Restaurante Perfetto

Localizado na Travessa Professor Alfredo Coutinho, 68, esse restaurante foi um achado em Saquarema. De frente pra uma pracinha, o ambiente é super aconchegante com luz baixa e musica ambiente agradável. Os pratos que pedimos vieram bem saborosos e o atendimento também foi bom.

O destaque fica para o Petit Gateau de sobremesa que vinha com uma calda de laranja deliciosa. Diferente, porém apetitoso. 

Veja outras opções de restaurantes em Saquarema:

  • Bar e Restaurante Garota de Itaúna
  • Boteco da Esquina
  • Saquasuco
  • Paraíso de Itaúna Bistrô & Restaurante

Onde se hospedar em Saquarema

Vai dormir em Saquarema e não sabe onde ficar? Veja abaixo uma lista de sugestão de hospedagem:

Hostel Lagoa do Sol
Classificação dos usuários do booking: 9,4
Valor médio da diária: R$ 135,00 por pessoa em suite
Oferece: piscina, jardim, wi-fi, bar, estacionamento gratuito e é pet friendly. Está a 300 metros da Lagoa de Saquarema e alguns quartos possuem cozinha com forno, micro-ondas e torradeira.

Pousada Solar Tropical
Classificação dos usuários do booking: 9,3
Valor médio da diária: R$ 224,00 para um casal
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi grátis, piscina ao ar livre, estacionamento gratuito, todos os quartos possuem varanda e é pet friendly.

Pousada Catavento
Classificação dos usuários do booking: 9,0
Valor médio da diária: R$ 351,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi gratuito, estacionamento privativo, piscina ao ar livre, salão de jogos, parquinho infantil e bar.

Pousada das Garças
Classificação dos usuários do booking: 9,0
Valor médio da diária: R$ 421,00 para um casal em suíte deluxe
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina ao ar livre, sauna, wi-fi grátis, lounge compartilhado, salão de jogos, centro de bem estar e estacionamento gratuito.

**Reserve seu hotel através do Booking.com. Fazendo sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão, mas você não irá pagar nada a mais por isso.

Quando ir a Saquarema – Melhor época para visitar a cidade

A alta temporada é no verão, essa é a época do agito e dos preços, consequentemente mais altos. O final inicio de dezembro ou o final de fevereiro (caso o carnaval aconteça no inicio de fevereiro) costumam ser mais tranquilos e você não deixa de aproveitar os dias mais quentes.

Vale saber que os meses mais chuvosos são novembro e dezembro, então estar indo no verão não impede de pegar um dia chuvoso.

Além disso, no resto do ano, em qualquer final de semana ensolarado, é muito possível aproveitar a cidade com muito mais tranquilidade.

Como chegar em Saquarema

De Carro

Para quem sai da capital, existem duas opções de caminho para alcançar a cidade: um deles é pela RJ-124, mais conhecida como “Via Lagos”. É a melhor estrada, porém a via é pedagiada.  A outra opção é ir pela BR-116, que não tem pedágio, mas as estradas além de serem um pouco mais esburacadas, passam pela Alameda e por outras cidades menores e em algumas ocasiões, podem deixar o viajante algum tempo preso em engarrafamentos.

De ônibus

Para quem vai de ônibus a partir da Rodoviária Novo Rio, a Auto Viação 1001 atende esse trecho. A empresa também tem saídas a partir de Niterói, Cabo Frio e até de São Paulo. Compre sua passagem online, com a falicidade da Clickbus.

Principais distâncias:
– Saquarema x Rio de Janeiro – 111 km
– Saquarema x Arraial do Cabo – 65 km
– Saquarema x Cabo Frio – 66 km
– Saquarema x Buzios – 78 km
– Saquarema x São Paulo – 534 km

*As distâncias são aproximadas e podem variar de acordo com o local de onde você está saindo

Como circular em Saquarema

O transporte público na região não é eficaz, e é uma das principais queixas dos moradores. Nesse caso, para circular com mais tranquilidade, inclusive em algumas praias que estão mais afastadas, minha sugestão é que você vá de carro.

Se você precisa alugar um carro, eu recomento a RentCars para fazer sua cotação e encontrar os melhores preços.

Bate e volta a partir de Saquarema

Como já falamos, Saquarema fica na Região dos Lagos, famosa pelas belas praias. Se você tiver mais tempo na cidade, alguns destinos podem ser combinados com Saquarema para deixar a sua experiencia na região ainda mais interessante. Conheça alguns dos destinos nos arredores que já visitamos:

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.